Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada
conteúdo

Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada

publicado 22/10/2021 18h05, última modificação 22/10/2021 18h05
"Esfoliação de Materiais 2D" é o tema do próximo seminário do PPGFISA, que será no dia 27 de outubro, às 16h20
O que
mestrado física
Quando
27/10/2021
de 16h20 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) da UNILA promove, na próxima quarta-feira (27), às 16h20, o seminário intitulado "Esfoliação de Materiais 2D". A atividade será conduzida pelo mestrando Sandy González Hernández, do PPGFISA, e a transmissão ao vivo será pelo Google Meet.

Sobre o tema

Desde a primeira esfoliação mecânica de sucesso para a separação do grafeno, feita por Geim e Novosolov em 2004, o interesse por materiais compostos por camadas aumentou exponencialmente. O método mais simples de esfoliação é realizado com a utilização de fita adesiva para separar as camadas. Esse método é conhecido como esfoliação micromecânica ou scotch tape. A descoberta do grafeno impulsionou uma nova área de pesquisa voltada para o estudo das propriedades eletrônicas e magnéticas de materiais bidimensionais, devido ao seu alto potencial de aplicação.

Pelo fato de as camadas desses materiais 2D serem mantidas juntas por forças fracas de Van der Waals, a energia requerida para o processo de esfoliação é menor que a necessária para quebrar os enlaces covalentes dos elementos que compõem a camada. Uma introdução sobre essa família de materiais, suas possíveis aplicações e alguns dos diferentes métodos de esfoliação existentes serão tratados neste seminário.

registrado em: mestrado física