Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada
conteúdo

Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada

publicado 29/09/2021 11h29, última modificação 29/09/2021 11h29
Nesta quarta-feira (29), a partir das 16h20, haverá mais três seminários promovidos pelo PPGFISA
O que
mestrado física
Quando
29/09/2021
de 16h20 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Nesta quarta-feira (29), a partir das 16h20, haverá mais três seminários promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) da UNILA. As palestras serão ministradas por discentes do Programa, e a transmissão será via Google Meet. Confira abaixo mais detalhes sobre as apresentações.

Seminário 1: "O Nobel de Física de 1921: Efeito Fotoelétrico", com Klemilton Murilo Veloso Oliveira
Sobre o tema:
O Efeito Fotoelétrico foi descoberto por Heinrich Hertz em 1886 e discutido por Wilhelm Hallwachs, Thomson e Philipp Lenard, que descreveram as características e os comportamentos desse efeito. Contudo, o efeito fotoelétrico também foi explicado por Albert Einstein em 1905, a partir de uma nova visão, o que causou uma revolução na Física e acarretou um prêmio Nobel de Física em 1921 para Einstein. O físico explicou o fenômeno dos pacotes de energia e das propriedades corpusculares da radiação eletromagnética, reforçando, dessa forma, a teoria quântica de Planck. Nesse sentido, este seminário abordará toda a trajetória para explicar o efeito fotoelétrico que revolucionou a Física do século 20.

Seminário 2: "Revisão histórica do experimento da Gota de Óleo de Millikan", com Rodrigo Sasse
Sobre o tema:
Robert Andrews Millikan (1868-1953) mostrou ao mundo, em 1909, a quantização da carga elétrica, usando uma engenhosidade experimental para montar um dos mais belos experimentos científicos, de maneira muito simples. Millikan percebeu em suas medidas experimentais que, analisando as velocidades terminais de ascensão de uma gota de óleo ionizada por partículas α (alpha) em um meio viscoso, era possível determinar a carga elétrica associada a esta gota. Como consequência, Millikan chegou à conclusão de que as cargas elétricas associadas a cada gota eram sempre o produto de um número natural n multiplicado por uma quantidade bem definida de carga elétrica e (e, 2e, 3e, ..., ne), ou seja, múltiplos de uma unidade fundamental da natureza, a carga elementar do elétron.

Seminário 3: "Experimento de Stern-Gerlach", com Wagner Brochini
Sobre o tema:
Otto Stern e Walther Gerlach fizeram, em 1922, um experimento: átomos de prata foram disparados de um forno por um colimador e através de um campo magnético não uniforme para excitar uma tela. Apesar de relativamente simples, o resultado desse experimento foi o estopim para a teorização da Mecânica Quântica. As propriedades magnéticas de um átomo são descritas por seu momento dipolo magnético, uma quantidade vetorial que é proporcional ao seu momento angular. O experimento demonstrou que esse momento dipolo magnético é quantizado, já que apenas duas bandas estreitas eram possíveis, contrariando o que se poderia supor pela Mecânica Clássica; era necessário criar um momento angular intrínseco para explicar esse fenômeno, que veio a ser conhecido como spin. Neste seminário, serão apresentadas e discutidas as descobertas em virtude desse ensaio.

registrado em: mestrado física