Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Seminário e exposição
conteúdo

Seminário e exposição

publicado 23/06/2025 12h41, última modificação 23/06/2025 12h45
O Seminário "Subjetividades em Transição: caminhos para a construção de sociedades sustentáveis e regenerativas" e a Exposição de Cartazes "O Legado Ambiental de Moema Viezzer" serão realizados de 25 a 28 de junho, no Campus Integração.
  • Seminário e exposição
  • 2025-06-25T00:00:00-03:00
  • 2025-06-28T23:59:59-03:00
  • O Seminário "Subjetividades em Transição: caminhos para a construção de sociedades sustentáveis e regenerativas" e a Exposição de Cartazes "O Legado Ambiental de Moema Viezzer" serão realizados de 25 a 28 de junho, no Campus Integração.
Quando
25/06/2025 até 28/06/2025 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
UNILA - Campus Integração
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV) convida a comunidade para o Seminário "Subjetividades em Transição: caminhos para a construção de sociedades sustentáveis e regenerativas" e para a Exposição de Cartazes "O Legado Ambiental de Moema Viezzer", que acontecem de 25 a 28 de junho, no Auditório do Campus Integração. O Seminário, em formato híbrido, também poderá ser acompanhado pelo canal do Observatório no YouTube.

A exposição abre o 5º Encontro Formativo em Transição para Sociedades Sustentáveis e Regenerativas, que nesta edição propõe uma reflexão sobre o papel das subjetividades nesse processo: que valores, atitudes, sentimentos e saberes precisamos cultivar para apoiar uma verdadeira transição ecológica?

Neste contexto, o OBEAMV vem trabalhando, por meio de seu núcleo de estudos, com temáticas centradas na catalisação da transição para sociedades sustentáveis e regenerativas, um processo que exige mais do que políticas públicas e soluções tecnológicas. Implica mudanças profundas nas formas de sentir, entender, imaginar e de nos relacionarmos com a vida. Como lembra a educadora ambiental Moema Viezzer, em sua obra conjunta com Marcelo Grondim, Abya Yala, é tempo de celebrar o fato de participarmos de um momento histórico da humanidade, em que há um apelo crescente por regenerar as relações entre os seres humanos e os demais seres da natureza.

Inspirado pelo Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento construído coletivamente durante a Rio-92, o encontro reafirma que “somos todos aprendizes” no cuidado com a comunidade da vida. A ação humana, como destaca o tratado, impacta tanto o ambiente pessoal quanto o coletivo e precisa estar alinhada a um paradigma que coloque a vida no centro.

A poucos meses da realização da próxima COP – Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas –, o evento reforça que, embora as decisões climáticas sejam debatidas em escala global, as transformações se iniciam e se sustentam no cotidiano, nos territórios do sentir. Por isso, é essencial criar espaços de formação, escuta e mobilização que fortaleçam o protagonismo cidadão na construção de comunidades sustentáveis.

A participação na exposição é aberta ao público. Para o seminário, é necessário realizar inscrição pelo formulário eletrônico.

Programação

25/06 (quarta-feira) – Abertura

14h: Mesa de Abertura

14h30: Os Livros de Moema - uma biobibliografia, com Suzana Mingorance

15h30: Abertura da Exposição do Acervo de Moema Viezzer

 

26/06 (quinta-feira)

14h: Modelos civilizatórios
Ecossocialismo, El Buen Vivir, Sociedade Sustentável
Com Analis Carrizales

 15h: Mulheres e metodologias comunitárias
Com Ana Cristina Ferreira Neta, Laura Puentes e Fernanda Grottera

 16h: Justiça socioambiental, educação ambiental e ecopedagogia
Com Emelyn Herasme e Jamila Borkowsky

 17h: Perspectivas e desafios: da Rio-92 à COP-30
Moema Viezzer

 27/06 (sexta-feira)

14h: Pluriverso: por que o desenvolvimento não é a solução e como diferentes povos estão construindo alternativas?
Com Hector Espinoza e Karini Scarpari

15h: Transição energética, juventude e emergência climática
Experiência da Comunidade Alto Mishagua / AYLLUQ Q’ANCHAYNIN
Com Joyce Mendez e Roxana

16h: Responsabilidade ambiental e cosmologias interculturais
Com Agustín Galaz Polanco

 28/06 (sábado) – Encerramento

14h30: O legado de Moema no debate ambiental contemporâneo
Com Cristiane Alves dos Santos