Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Semana Acadêmica de História

Semana Acadêmica de História

publicado 12/11/2021 10h18, última modificação 17/11/2021 08h14
As atividades serão realizadas entre os dias 16 e 19 de novembro, com o tema "Desafios da História: ensinar e pesquisar na contemporaneidade"
O que
história
história licenciatura
especialização ensino história
mestrado história
16/11/2021
de 14h00 até 21h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
iCal

A Semana Acadêmica de História da UNILA será realizada entre os dias 16 e 19 de novembro, em formato virtual, com o tema "Desafios da História: ensinar e pesquisar na contemporaneidade". As atividades resultam de uma ação coletiva do corpo discente e docente dos cursos de História - Licenciatura e História - América Latina, além da Especialização em Ensino de História e América Latina e do Mestrado em História. A programação do evento inclui mesas-redondas, conferências, sessões de comunicação (simpósios temáticos) e minicursos. Confira abaixo a programação completa. As inscrições devem ser feitas pelo SIGEventos.

O tema da Semana, "Desafios da História: ensinar e pesquisar na contemporaneidade", propõe uma reflexão sobre os desafios da história na atualidade, quando as notícias falsas tentam se impor às narrativas da historiografia. Nesse contexto, a superficialidade deseja se igualar à pesquisa acadêmica e a liberdade de cátedra se torna mal vista e, muitas vezes, é atacada pelos discursos de extremistas que invocam a liberdade de expressão para justificarem os discursos de ódio.

A temática também possibilita reflexões sobre os desafios e as possibilidades da pesquisa e do ensino no âmbito da cultura digital, diante da aceleração dos fluxos de informação e da dinamização dos ambientes virtuais que viabilizam a produção de conteúdo e possibilitam novos encontros e colaborações. Soma-se a isso, uma reflexão sobre o desafio da pandemia de Covid-19, que tirou a vida de milhares de pessoas e impôs obstáculos e rearranjos à pesquisa, ao ensino e à extensão.

PROGRAMAÇÃO:

16 de novembro

14h às 18h: Simpósios temáticos (sessões de comunicação via Google Meet – o link será enviado posteriormente aos inscritos).

18h: Lançamento do livro Stronismo: nuevas Lupas. Participação de Maria Esther Zaracho Robertti (Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción) e Tamy Amorin da Silva (UFSC). Mediação: Lorena Soler (Universidad de Buenos Aires) e Paulo Renato da Silva (UNILA). Transmissão pelo YouTube.

19h: Abertura do evento e conferência inaugural “A escrita da História entre o fato e o pathos: a carnalidade como uma dimensão do texto historiográfico”, com o professor Durval Muniz de Albuquerque Junior (UFRN). Transmissão pelo YouTube.

17 de novembro

10h às 12h: Minicurso "O revisionismo histórico da historiografia sobre a Ditadura Militar Brasileira: conceitos, histórico e críticas". Proponente: Gabriel Antônio Butzen (mestrando do PPGHIS/UNILA). Transmissão pelo Google Meet (link a ser divulgado).

14h às 18h: Simpósios temáticos (sessões de comunicação via Google Meet  o link será enviado posteriormente aos inscritos).

19h: Mesa-redonda “História e Historiografias: o desafio de pesquisar na pandemia", com os professores Deivison Gonçalves Amaral (PUC/Rio), Jaime Borja (Universidad de Los Andes de Bogotá) e Gilberto Cali (Unioeste/PR e colunista no site Esquerda Online). Mediação: Bia Varanis, graduanda em História (UNILA) e fundadora do projeto "As Mina na História" (@asminanahistoria). Transmissão pelo YouTube.

18 de novembro

19h: Mesa-redonda “Ensino de História, História Pública e Cultura Digital: desafios contemporâneos”, com Sonia Meneses (Universidade Regional do Cariri) e Fabio André Hahn (Universidade Estadual do Paraná). Mediação: Eder C. de Souza (UNILA). Transmissão pelo YouTube.

19 de novembro

10h às 12h: Minicurso "É jogando que se aprende". Proponentes: Lays Honorio Teixeira e Mateus Floresta Tavares de Oliveira. Transmissão pelo Google Meet (link a ser divulgado).

10h às 12h: Minicurso “Fragmentos del Teatro: de la escuela del espectador de Dubatti al convivio y técnico (Covid-19)”. Proponente: César Steven Reina Rodriguez. Transmissão pelo Google Meet (link a ser divulgado).

18h: Lançamento do livro “O movimento indígena no Brasil: da tutela ao protagonismo” (1974-1988), com a participação de Clovis Brighenti (UNILA) e Osmarina de Oliveira (UNILA). Transmissão pelo YouTube.

18h30: Lançamento do livro “Os legítimos representantes do povo: câmaras municipais e oligarquias locais na construção do Império liberal”, com a participação do professor Pablo de Oliveira Andrade. Transmissão pelo YouTube

19h: Conferência de encerramento “A força das palavras: a cultura escrita como um lugar de produção das subjetividades femininas”, com a professora Ana Paula Vosne Martins (UFPR). Transmissão pelo YouTube.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail semana.historia@unila.edu.br.