Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Roda de conversa em memória do povo tikuna (RÜ AU I TICUNAGÜ WU'I) - a lágrima tikuna é uma só - MASSACRE DO CAPACETE

publicado 20/03/2023 15h43, última modificação 20/03/2023 15h44
Evento é organizado pelo grupo Pet Conexão de Saberes e comunidade tikuna da UNILA
28/03/2023
de 14h00 até 18h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Jardim Universitário - Sala G-001
Site
Visite o site do evento
iCal

Acontece, no dia 28 de março, no Jardim Universitário, às 14h, na sala G001 do Jardim Universitário, a Roda de conversa em memória do povo tikuna (RÜ AU I TICUNAGÜ WU'I) - a lágrima tikuna é uma só - MASSACRE DO CAPACETE, organizada pelo grupo Pet Conexões de Saberes e a comunidade tikuna da UNILA.

O que foi o Massacre do Capacete?

O Massacre do Capacete, também conhecido como Massacre dos Tikunas, foi o massacre ocorrido na Boca do Capacete, perto de Benjamin Constant, a 1 116 km de Manaus, em 28 de março de 1988, por madeireiros . O massacre teve repercussão internacional, pois todos os mortos e feridos eram indígenas, com 4 mortos, 23 feridos e 10 desaparecidos. O massacre é também conhecido por não haver punição aos culpados.

Quem é o povo tikuna?

Existem comunidades de índios Ticuna no Brasil (12000), no Perú (5000) e na Colômbia (4000), num total de cerca de 21000 pessoas a viverem na região dos rios Amazonas e Solimões. Este povo, também designado por Tikuna, Tukuna ou Maguta, possui uma língua própria, o ticuna.

Com a criação do PSI - Processo Seletivo Indígena na UNILA em 2019, a Universidade criou ação afirmativa que tem contribuído para o ingresso de povos indígenas. Atualmente, já ingressaram pelo programa um total de 118 estudantes indígenas do Brasil e da América Latina destes, mais de cinquenta alunos são do povo tikuna ou do Brasil (região do Amazonas) ou da Colômbia.

Inscrições podem ser realizadas pelo Sigeventos.