Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Promovendo edificações de baixo carbono
conteúdo

Promovendo edificações de baixo carbono

publicado 11/04/2022 14h03, última modificação 26/04/2022 18h16
Webinar “Promovendo edificações de baixo carbono” lançará plataforma Sidac (Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção) que oferecerá informações sobre a pegada de carbono e energia dos materiais de construção
  • Promovendo edificações de baixo carbono
  • 2022-04-27T09:00:00-03:00
  • 2022-04-27T15:30:00-03:00
  • Webinar “Promovendo edificações de baixo carbono” lançará plataforma Sidac (Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção) que oferecerá informações sobre a pegada de carbono e energia dos materiais de construção
Quando
27/04/2022
de 09h00 até 15h30
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Online
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac), uma plataforma web inovadora, que permitirá calcular a pegada de energia e de carbono de produtos de construção fabricados no Brasil, será apresentada no webinar “Promovendo edificações de baixo carbono”.

O sistema permitirá ao usuário conhecer a demanda de energia primária e emissão de CO2, do berço ao portão, ou seja, desde a extração dos recursos naturais necessários para fabricar o material de construção até a porta da fábrica. O Sidac é baseado em uma abordagem simplificada da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), focada nas questões ambientais mais importantes para a cadeia de valor da construção.

O Sidac foi concebido a partir de uma visão holística e participativa, que envolveu diferentes atores, entre eles, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Eletrobras-Procel, associações de fabricantes de materiais, projetistas e construtoras, entidades ligadas à pesquisa e inovação, entre outros. A ferramenta poderá ser utilizada para elaborar políticas públicas de incentivo à construção sustentável e de baixo carbono.

O CBCS coordena o desenvolvimento do sistema por meio de um comitê científico constituído por um consórcio de universidades e institutos de pesquisa brasileiros, integrado pela USP, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além do comitê científico integrante do projeto, o desenvolvimento do Sidac conta com o apoio de associações setoriais da construção, representadas em um comitê consultivo.

Inscrições e programação: clique aqui.