Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Palestra - África em Debate

• Palestra - África em Debate
  • 2023-09-25T19:00:00-03:00
  • 2023-09-25T23:59:59-03:00
  • Palestra "Intelectualidade negra, nação e ação política a partir de um debate sobre poesia nacional na Présence Africaine (1955-1957)" ocorre no dia 25 de setembro, às 19h, em modalidade remota.
25/09/2023 from 19h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Remoto
Visite o site do evento
iCal

No mês de setembro, o projeto de extensão "África em Debate: África e suas diásporas - revoluções, resistências e utopias", coordenado pelo Prof. Dr. Mamadou Alpha Diallo, promove palestra com a profa. Raíssa Brescia dos Reis (UFRJ), intitulada "Intelectualidade negra, nação e ação política a partir de um debate sobre poesia nacional na Présence Africaine (1955-1957)". A atividade ocorrerá no dia 25 de setembro, às 19h, pelo Google Meet. O link da sala virtual será enviada às pessoas inscritas no projeto de extensão.

O projeto "África em Debate" está relacionado às múltiplas realidades das Áfricas e suas diásporas da UNILA, e tem como objetivo de promover ações socioeducativas, científicas e culturais que busquem criar espaços de diálogo transdisciplinar e intercultural desde uma perspectiva: decolonial, afro centrada e antirracista. Outrossim, trata-se de temas relacionadas à consciência política e histórica da diversidade, do fortalecimento de identidades e de direitos Humanos e Humanísticos desde dos valores originais da civilização universal muito bem documentados por Cheikh Anta Diop em sua obra a origem africana da civilização: Mito ou Realidade (Diop, 1955).

A palestrante, Raíssa Brescia dos Reis, é professora de História da África no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, credenciada no Programa de Pós-Graduação em História Comparada. Doutora e Mestre em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora pela Université de Bordeaux Montaigne. Suas áreas de interesse e trabalho transitam no campo da história intelectual e política da África e de suas diásporas, principalmente no século XX, voltando-se principalmente para o Movimento da Négritude e do Pan-africanismo, por meio da revista Présence Africaine, assim como para as independências dos países oeste-africanos, para os Estudos de Gênero e os feminismos negros e africanos.