Palestra: A Intervenção Dialógica junto ao Território como Referência à Prática Extensionista
- https://portal.unila.edu.br/eventos/palestra-a-intervencao-dialogica-junto-ao-territorio-como-referencia-a-pratica-extensionista
- Palestra: A Intervenção Dialógica junto ao Território como Referência à Prática Extensionista
- 2023-05-16T00:00:00-03:00
- 2023-05-17T23:59:59-03:00
- Quando
- 16/05/2023 até 17/05/2023 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Acontecem na próxima semana, nas dependências de dois dos campi da Universidade Federal Latino-Americana, duas palestras com os coordenadores do já reconhecido e consolidado Programa UFPE no meu Quintal, José Eduardo Garcia e Sergio Matias da Silva, com o tema “A Intervenção Dialógica junto ao Território como Referência à Prática Extensionista”.
As palestras, que acontecerão nos próximos dias 16 de maio (terça-feira), às 15h, no Auditório Martina (sala C-309 – Jardim Universitário) e 17 de maio (quarta-feira), às 20h, no Auditório do Campus Integração, pretendem movimentar o cenário acadêmico local e servir de lançamento ao edital do projeto de extensão Senderos UNILA.
O UFPE no Meu Quintal é um programa de extensão universitária coordenado pelo Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) e pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) da Universidade Federal de Pernambuco e rem como premissa fazer com que estudantes dos três campi da UFPE levem cursos, capacitações, workshops e rodas de conversa em todas as áreas do conhecimento para pequenas localidades, de modo a contribuir para a capacitação e desenvolvimento da comunidade local onde o projeto é realizado.
O projeto-piloto foi criado em 2017 e já passou por cidades de porte módico como Tabira, Iguaracy, Tuperatama, Solidão, Betânia, Dormentes e Sertânia, além da previsão de mais uma edição em Ibimirim já na próxima semana.
Em comum, são territórios caracterizados pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pouco assistidos pelas políticas públicas em áreas básicas tais como Saúde, Saneamento Básico, Educação, Cultura e acesso às tecnologias sociais, bem como conhecimento acerca de noções básicas de Direito.
Em cada edição, cerca de cem estudantes da UFPE são mobilizados para atuar em frentes de ação que incluem o contato direto com a população dos municípios visitados, conhecendo de perto suas realidades que compõem relatórios qualitativos sobre a situação das regiões menos abastadas do interior e geram inúmeros estudos de caso, relatos de vivência e artigos científicos que auxiliam na elaboração de políticas públicas.
O ano de 2022 marcou a realização da primeira operação internacional do UFPE no Meu Quintal, ocorrida no Haiti. no município de Cabo Haitiano, a 200 quilômetros da capital Porto Príncipe, na região rural de Limonade. Na ocasião, foram realizadas atividades de multiplicação e troca de saberes, com interação dialógica junto a trabalhadores rurais e lideranças locais, recebendo demandas e entendendo qual a expertise disponível.
Outra marca é o espelhamento do projeto em outras universidades, caso do Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que passou a atuar em parceria com o UFPE no Meu Quintal em ações pontuais a partir deste ano.
Para 2023, dando continuidade à internacionalização do Projeto, por meio da Operação Cone-Sul, estão previstas duas intervenções junto à municipalidade, sendo a primeira delas já no meio do ano, entre 09 e 15 de julho, em Presidente Franco, no Paraguai, ocasião em que atuarão como co-orientadores da primeira edição do projeto de extensão Senderos UNILA, que contará com cerca de quarenta estudantes unileiros selecionados por meio de edital próprio a ser lançado no próximo dia 18 de maio.
Já na segunda, ainda sem data estipulada, uma ação conjunta entre as instituições possibilitará também aos estudantes pernambucanos uma vivência junto ao território da região de tríplice fronteira, promovendo o intercâmbio e a intervenção conjunta UFPE-UNILA.
SOBRE OS PALESTRANTES
José Eduardo Garcia possui graduação em Medicina Veterinária e mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é membro do grupo de especialistas em cervídeos - The World Conservation Union. Tem experiência na área de Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: genética da conservação, marcadores moleculares e identificação molecular de espécies. Tem grande experiência em projetos de extensão e popularização da ciência, especialmente na Amazônia e Sertão Pernambucano. Atualmente é diretor do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco e um dos coordenadores do Programa de extensão UFPE no meu Quintal.
Sergio Matias da Silva é graduado em Artes Visuais e em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Gestão das Políticas Públicas Educacionais. É também professor do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. atua há pelo menos três décadas com treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, cursos preparatórios para concursos, ensino de arte e cultura e organização de feiras, congressos e exposições. É Coordenador de Cultura da Pró-reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e atua junto à Cecine - Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC da UFPE criada para atuar na melhoria da qualificação de professores da Educação Básica, sobretudo da rede pública, consolidando-se como órgão de referência no ensino e na divulgação e popularização da ciência e da tecnologia), sendo também coordenador do Programa de Extensão UFPE no meu Quintal.
PARA SABER MAIS