Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Palestra: A energia eólica e seu potencial na transição energética

Palestra: A energia eólica e seu potencial na transição energética

publicado 28/08/2024 16h07, última modificação 28/08/2024 16h07
Palestra ocorre no dia 29 de agosto, às 14h, no Auditório Florestan Fernandes 2, no Parquetec
29/08/2024 from 14h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Parquetec - Florestan Fernandes 2
iCal

Como parte das atividades do projeto de extensão “Descarbonização da economia e as energias renováveis – da academia para a sociedade” convidamos a comunidade acadêmica interessada no tema para prestigiar a palestra:

Título: A energia eólica e seu potencial na transição energética.

Data e horário: quinta feira 29/08 as 14h;

Local: Auditório Florestan Fernandes 2

Resumo: A palestra abordará e permitirá a discussão dos seguintes tópicos: o cenário atual da energia eólica no contexto global e na América Latina; uma abordagem técnica sobre aerogeradores e parques eólicos onshore e offshore; a relação entre a energia eólica e o hidrogênio verde, no contexto da transição energética e descarbonização da economia.

Currículo da palestrante: Luciano Lopes Pfitscher possui Possui Graduação (1997), Mestrado (2001) e Doutorado (2013) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professor (2001-2010) do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi professor (2010-2013) da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, no curso de Engenharia Elétrica. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no curso de Engenharia de Energia, e no Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade, Campus Araranguá. É integrante do grupo de pesquisa Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica (NTEEL) da UFSC. Tem experiência na Graduação, Pesquisa e Extensão relacionadas à Engenharia Elétrica. Áreas de interesse: Redes Elétricas Inteligentes, Qualidade de Energia, Eficiência Energética e Automação Industrial.