Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Palestra: “Justiça Internacional, Meio Ambiente e Deslocamentos Forçados”
conteúdo

Palestra: “Justiça Internacional, Meio Ambiente e Deslocamentos Forçados”

publicado 30/05/2019 15h32, última modificação 30/05/2019 15h43
Evento acontece nesta sexta-feira (31), às 14h, com a professora de Direito Internacional Daiane Moura de Aguiar, da Universidade Anhembi Morumbi (SP)
Quando
31/05/2019
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Jardim Universitário (sala C104)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Na próxima sexta-feira, 31 de maio, às 14h, a professora de Direito Internacional Daiane Moura de Aguiar, da Universidade Anhembi Morumbi (SP), trará relatos de suas pesquisas de doutorado e mestrado, com estudos de casos sobre deslocados ambientais vítimas de desastres ambientais oriundos da ação humana, como os casos recentes dos impactos da mineração, e as respostas que tribunais internacionais têm dado.

A palestra, organizada pelo Grupo de Pesquisa Mobilidade Humana, Fronteiras e Planos Geoestratégicos, será na sala C-104, no prédio central da UNILA - Jardim Universitário, é gratuito e terá lista de presença no local para expedição de certificados.

Sobre a palestra:
Os deslocamentos forçados oriundos da interferência humana no meio ambiente ainda é tema de extensa discussão nos sistemas político e jurídicos nacionais e internacionais. Um dos principais debates se localiza na ótica de que as pessoas deslocadas ambientalmente não são consideradas refugiados com base na Convenção das Nações Unidas sobre os Refugiados o que agrava ainda mais a situação de violação sistemática de Direitos Humanos. Nesse sentido, busca-se discutir quais as medidas que são implementadas no seio da justiça internacional para dar respostas ao tema na defesa dos direitos dos deslocados ambientais vítimas de desastres ambientais oriundos da ação humana.