Oficina - fisiologia da voz e a respiração da técnica vocal espanhola
- https://portal.unila.edu.br/eventos/oficina-fisiologia-da-voz-e-a-respiracao-da-tecnica-vocal-espanhola
- Oficina - fisiologia da voz e a respiração da técnica vocal espanhola
- 2025-10-31T09:30:00-03:00
- 2025-10-31T11:30:00-03:00
- A oficina “Aspectos de fisiologia da voz e a respiração da técnica vocal espanhola na recuperação de distúrbios respiratórios” será no dia 31 de outubro, às 9h30, no Jardim Universitário.
- Quando
-
31/10/2025 de 09h30 até 11h30(America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- UNILA - Jardim Universitário
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
A professora Lucila Tragtenberg ministrará, no dia 31 de outubro, das 9h30 às 11h30, no miniauditório do Jardim Universitário (sala C-203), a oficina “Aspectos de fisiologia da voz e a respiração da técnica vocal espanhola na recuperação de distúrbios respiratórios”.
A atividade, de caráter interdisciplinar, aborda aspectos respiratórios relacionados ao canto e à medicina. De forma teórica e prática, serão abordados elementos da fisiologia da voz imbricados à respiração utilizada na "Técnica Vocal Espanhola", reconhecida pela eficácia na recuperação de distúrbios respiratórios, como asma, bronquite, rinite e sinusite, e na regulação da pressão arterial em indivíduos com hipertensão.
A oficina também busca contribuir com a área médica, compartilhando recursos de excelência respiratória desenvolvidos a partir da técnica originária de Montserrat (Espanha), estudada pela professora Lucila Tragtenberg por 22 anos.
A atividade integra a programação dos Conversatórios Interdisciplinares do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes (CILA), e as inscrições podem ser feitas pelo SIGAA.