Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Mesa-redonda: "Perspectivas e Desafios para a XVI Cúpula dos BRICS em 2024 na Rússia"
conteúdo

Mesa-redonda: "Perspectivas e Desafios para a XVI Cúpula dos BRICS em 2024 na Rússia"

publicado 14/10/2024 13h59, última modificação 14/10/2024 14h03
O debate buscará traçar as perspectivas e desafios para a XVI Cúpula dos BRICS em 2024, na Rússia. A transmissão da mesa-redonda será feita pelo YouTube, e a inscrição deve ser realizada via formulário.
Quando
16/10/2024 from 10h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
YouTube
Adicionar evento ao calendário
iCal

No dia 16 de outubro, às 10h, ocorrerá a mesa-redonda "Perspectivas e Desafios para a XVI Cúpula dos BRICS em 2024 na Rússia". O evento é organizado pela Curadoria dos BRICS, da Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceásia-UFPE) e pelo Observatório dos BRICS da UNILA, e contará com a participação de Marta Fernández, professora do IRI (PUC-Rio) e diretora do BRICS Policy Center, e Javier Vadell, professor do Departamento de Relações Internacionais e coordenador da Especialização em China Contemporânea na PUC-Minas. O moderador será Fábio Borges, curador dos BRICS na Ceásia e do Observatório dos BRICS da UNILA.

Na próxima Cúpula dos BRICS, que acontecerá na Rússia em 2024, o grupo deverá passar por uma transformação significativa, com a expansão do número de membros para incluir cinco novas nações: Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Essa expansão representa uma mudança notável no cenário global, caracterizada pelo aumento da multipolaridade. Notadamente, a Argentina, com o presidente Javier Milei, decidiu não aceitar o convite feito a ele na XV Cúpula dos BRICS, realizada na África do Sul em 2023.

Este é um momento muito complexo no Sistema Internacional (SI), com vários conflitos e tensões crescentes, envolvendo atores poderosos como EUA, OTAN, China e a própria Rússia. O debate buscará traçar as perspectivas e desafios para a XVI Cúpula dos BRICS em 2024, na Rússia.

A transmissão será feita pelo YouTube da Ceásia. A inscrição deve ser realizada via formulário.

Perspectivas e Desafios para a XVI Cúpula dos BRICS.png