Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Leitura Coletiva Conficcionamentos

Leitura Coletiva Conficcionamentos

publicado 17/05/2022 14h32, última modificação 17/05/2022 14h32
Apresentação do Livro-Catálogo de escritas literárias: "Conficcionamientos: coletivo de invenção literária e artística em tempos pandêmicos"
21/05/2022
de 18h30 até 21h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Biblioteca "BIJI" Rua N, 56 - Conj. C, Foz do Iguaçu.

Apresentação do Livro-Catálogo de escritas literárias:
Coordenador: Prof. Dr. Gastón Cosentino

Algumas palavras
A pandemia do novo coronavírus instalou de maneira irreversível, tanto em termos simbólicos quanto positivos, uma nova maneira de nos relacionarmos. No interior mesmo da condição pandémica, que padecemos como (in)divíduos e comunidade em geral, também surgiu a possibilidade de refletir sobre esta mudança em termos artísticos, acadêmicos ou vinculados com a esfera da cultura em geral: o espaço virou (um) outro. Quase que poderíamos arriscar que esta categoria, o espaço, vital no âmbito narratológico, mas também no quotidiano, cobrou uma dimensão incomum no nosso contato com a pandemia, ao ponto de se tornar, por muitos momentos, de uma profundidade irreconhecível.
Entretanto, a nossa percepção não desistiu de tentar ressignificar, uma e outra vez, essa perda de traços e sinais mais ou menos definidos (e que nos definem de alguma maneira). Tudo isso esteve atravessado por uma mistura de confinamento compulsivo e, em não poucos casos, desde um entendimento de cuidado consciente com a alteridade. Por outras palavras, o medo, a incerteza do que aconteceria nos próximos dias das nossas vidas fez com que os elementos mais familiares adquirissem uma espessura inédita. Por conta de tudo isso, o cenário pandêmico têm nos interpelado a (re)pensar outras maneiras de invenção e de circulação das diversas produções artísticas das/dos/des estudantes e da comunidade em geral.
Dessa sorte surgiu a iniciativa do Coletivo formado em meados de 2020. Um grupo de escritoras-es, músicas-os, actores, artistas se somaram ao projeto para tentar traduzir no papel e no computador as marcas da pandêmia no  quotidiano.
A publicação que apresentamos é uma amostra dos exercícios de escrita criativa propiciados por estratégias inspiradas em diversas oficinas, materiais e experiências plurais coletadas no caminho de ensino e aprendizagem da literatura.

O Projeto “conficcionamientos”
O Projeto pensou e articulou novas abordagens às obras artísticas verbais, assim como também propiciou o contato com novos modos de invenção literária: leituras e escritas em tempos pandêmicos. Por esse motivo, formamos um coletivo artístico com o intuito de promover e estimular a restituição da dimensão afetiva por meio de exercícios criativos literários [via streaming]. Desejamos estabelecer pontes com outros projetos vinculados com as artes e o pensamento em geral para trabalhar no fortalecimento de “redes de afeto criativas”. Em definitiva, a nossa proposta como coletivo foi ressignificar o confinamento [e torná-lo um “con-ficción-amiento”]. Fazer do impacto do Covid-19 uma potência artística desde a sensibilidade das/dos/des estudantes e da comunidade em geral.