Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Lançamento do Museu Digital da UNILA
conteúdo

Lançamento do Museu Digital da UNILA

publicado 24/09/2021 15h31, última modificação 24/09/2021 15h31
Live de lançamento será no dia 30 de setembro, às 19h, pelo YouTube
O que
proex
Quando
30/09/2021
de 19h00 até 20h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Para implementar a prática museológica, educativa e curatorial na Universidade, a Pró-Reitoria de Extensão lançará, no dia 30 de setembro, às 19h, a plataforma MUD – Museu Digital da UNILA. A transmissão ao vivo será pelo YouTube.

Participam do evento, a historiadora Luciana Conrado Martins, especialista em Museologia e doutora em Educação pela USP; a docente Rosângela de Jesus Silva, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UNILA; a historiadora Loudmia Amicia Pierre-Louis, egressa do curso de História da América Latina da UNILA e mestranda do PPGHIS; e o reitor Gleisson Brito. A mediação será da professora Ana Rita Uhle (UNILA).

Sobre o MUD

A iniciativa reconhece que é de grande relevância para a instituição e para a sociedade regional, latino-americana e caribenha, assim como para a história das universidades públicas, valorizar a memória construída a partir da UNILA e do seu entorno, com a criação, o fomento e a difusão de coleções e acervos em diferentes linguagens.

Nesse sentido, a plataforma de coleções e acervos digitais e digitalizados da UNILA apresenta-se como uma estratégia de inovação para a Universidade e, embora seja típica das ciências humanas, implica todos os campos do saber, contribuindo para a disseminação de conhecimento em todas as áreas.

A proposta central do MUD é contribuir para uma experiência transversal aos pilares de ensino, pesquisa e extensão, com a compreensão de que as práticas museológicas são indissociáveis da produção de conhecimento e da emancipação humana. 

  • Mais informações sobre o Museu Digital da UNILA estão disponíveis no site.

registrado em: proex