Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Lançamento do livro “Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo”
conteúdo

Lançamento do livro “Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo”

publicado 26/04/2021 17h14, última modificação 04/05/2021 12h55
A obra será lançada em duas mesas temáticas, que serão realizadas nos dias 3 e 5 de maio
O que
arquitetura
Quando
05/05/2021
de 18h00 até 20h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Publicado pela Editora Universitária da UNILA, o livro “Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo” será lançado em duas mesas temáticas, com palestras e debates: a primeira mesa será no dia 3 de maio, com o tema “Projetos pedagógicos”; e a segunda, com o tema “Ausências e emergências”, será realizada no dia 5 do mesmo mês – confira detalhes abaixo. O lançamento é uma atividade conjunta entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA (CAU-UNILA) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA). A obra já está disponível para download gratuito. Acesse aqui.

Organizado pelos professores Andréia Moassab (CAU-UNILA) e Leo Name (FAUFBA), o livro reúne textos de autores e autoras inconformados/as e insurgentes, que valorizam caminhos alternativos à geopolítica do conhecimento arquitetônico e urbanístico vigente. Os artigos reunidos na obra tensionam a literatura e demais saberes hegemônicos e consagrados, dirigindo-lhes perguntas incômodas ou inquietações, inclusive trazendo-os para o contexto da América Latina. Além disso, conjugam de forma não hierárquica tais saberes com outros comumente desprezados, visando transcender preceitos e preconceitos estabelecidos no campo disciplinar de arquitetura e urbanismo.

3 de maio – 18h às 20h
Lançamento na FAUFBA, com transmissão pelo YouTube
Evento temático: Projetos pedagógicos
Abertura: Sergio Ekerman (diretor da FAUFBA)
Expositores/as: Andréia Moassab (CAU-UNILA), Pedro Fiori Arantes (Unifesp) e Sylvia Dobry e Nora Lamfri (Taller Total, Argentina)
Debate: Ariadne Moraes (FAUFBA) e Gabriel Cunha (CAU-UNILA)
Mediador: Leo Name (FAUFBA)

5 de maio – 18h às 20h
Lançamento no CAU-UNILA, com transmissão pelo YouTube
Evento temático: Ausências e emergências
Abertura: Gabriel Cunha (CAU-UNILA)
Expositores/as: Maria Estela Ramos Penha (Unime - Lauro de Freitas), Ana Gabriela Godinho Lima (FAU-Mackenzie) e Gabriel Cunha (CAU-UNILA)
Debate: Fabio Velame (FAUFBA) e Tiago Bastos (CAU-UNILA)
Mediadora: Andréia Moassab (CAU-UNILA)

registrado em: arquitetura