Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 2ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down
conteúdo

2ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down

publicado 11/03/2019 09h36, última modificação 20/03/2019 13h57
Programação conta com palestras, mesas de debate e minicursos
Quando
21/03/2019 19h00 até 23/03/2019 14h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório do Jardim Universitário - Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Adicionar evento ao calendário
iCal

Em alusão ao dia internacional da síndrome de down, 21 de março, será realizada, em Foz do Iguaçu, a 2ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down.

Neste ano de 2019, a campanha internacional do dia da Síndrome de Down tem como tema "Ninguém fica para trás". O pressuposto da campanha, em consonância com a Agenda 2030 da ONU, é que todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições com os demais, em todas as esferas da sociedade.

A realidade hoje é que atitudes negativas, baixas expectativas, discriminação e exclusão ainda fazem com que muitas pessoas com síndrome de Down sejam deixadas para trás. O Estado e a sociedade desconhecem os desafios que os indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas e não oferecem as oportunidades e ferramentas necessárias para apoiá-los para que desenvolvam todo seu potencial e vivam suas vidas com plenitude.

Essa ação de extensão é uma atividade formativa sobre a temática da educação inclusiva, que contará com a participação de convidados especialistas no assunto.

Será um momento de fundamental importância para a formação de professores/as de todos os níveis de ensino de Foz do Iguaçu e região trinacional. Foram reservadas vagas para professores/as da Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Além desse público, docentes da UNILA e da Unioeste, acadêmicos/as dessas e de outras instituições de ensino superior da cidade e familiares de pessoas com síndrome de down, bem como demais interessados/as.

O evento terá certificação total de 18 horas, mas é possível fazer inscrição em atividades separadas,.

Programação:

21/03 - 19h - "Educação escolar inclusiva: avanços e desafios" - professora Marinalva Silva Oliveira (UFRJ)

22/03 – "O papel dos sindicatos da educação na luta pela inclusão escolar numa sociedade excludente" - professora Marinalva Oliveira (ADUFRJ/ANDES), professora Etelvina Castilha (SINPREFI) e representante da APP/Sindicato

22/3 – 19h - "Currículo na educação inclusiva" - professora Maria de Fátima Joaquim Minetto (UFPR)

23/03 – 8h - "Mini-curso: Educação Matemática Inclusiva" - professor Leo Akio Yokoyama (Colégio de Aplicação da UFRJ)

23/03 – 14h - Apresentação da “Associação Famílias Unidas pela Trissomia 21”

Inscrições

 

Semana da Pessoa com Síndrome de Down Foz do Iguaçu