Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Fórum: PGD e Teletrabalho na UNILA
conteúdo

Fórum: PGD e Teletrabalho na UNILA

publicado 28/03/2024 12h42, última modificação 30/03/2024 18h20
Toda a comunidade universitária está convidada para discutir o programa de gestão por desempenho (PGD) e o Teletrabalho, vigentes desde 2022, na UNILA.
Quando
15/05/2024
de 18h00 até 20h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
auditório do campus Jardim Universitário
Adicionar evento ao calendário
iCal

Como as novas modalidades de atendimento e prestação de serviços a comunidade acadêmica, e ao público externo, PGD e Teletrabalho, impactam na Universidade?

Implementadas em 2022 na UNILA, logo após a redução dos riscos causados pela covid-19 para retorno das atividades presenciais, as modalidades PGD e Teletrabalho transformaram significativamente a cultura organizacional da Universidade. Com a finalidade de reduzir custos, o PGD na UNILA contemplou um grande número de servidores do seu quadro geral, se tornando uma das universidades que mais rapidamente e amplamente implementaram o programa. Com o PGD, muitos servidores passaram a realizar sua trabalho de modo remoto, integral e parcial, chegando na porcentagem de 71,8% do efetivo total da universidade que hoje encontra-se vinculado ao programa. Dois anos após a implantação do PGD, a reitoria convida toda a comunidade acadêmica para debater como essas mudanças impactaram as rotinas de trabalho na universidade, principalmente no que diz respeito a:

-autonomia e flexibilidade no trabalho;

-produtividade;

-prestação de serviços e atendimento;

-conexão/desconexão com o local de trabalho;

-planejamento institucional;

-saúde do servidor;

Sobre Teletrabalho e PGD

O PGD é um modelo de gestão instituído pela Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 11.072/2022 e regulamentado pelas Instruções Normativas nº 24/2023 e 52/2023, destinado aos servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com foco em resultados.
O PGD altera a gestão de uma perspectiva de procedimentos, para uma perspectiva de resultados. Isto é, de um modelo que tem como base o cumprimento de jornada de trabalho com controle de frequência, para um modelo com base no atingimento de metas. Na UNILA, o PGD foi regulamentado pela Portaria Nº 444/2022/GR, com a possibilidade de ser realizado pela modalidade de teletrabalho.

O teletrabalho é uma modalidade de trabalho em que a jornada regular do trabalhador pode ser realizada fora das dependências físicas do órgão, por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação. Deste modo, o Programa de Gestão, que já previa a substituição do controle de frequência e assiduidade pelo controle por entregas passou a permitir também a realização da jornada de trabalho em local definido pelo participante do programa. A modalidade teletrabalho engloba dois regimes de execução: o parcial e o integral.