Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: agenda de eventos
- https://portal.unila.edu.br/eventos/dia-do-orgulho-lgbtqiapn-agenda-de-eventos
- Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: agenda de eventos
- 2025-06-26T00:00:00-03:00
- 2025-06-27T23:59:59-03:00
- Programação organizada pela comunidade acadêmica para o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+.
- Quando
- 26/06/2025 até 27/06/2025 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
Confira a programação organizada pela comunidade acadêmica para o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. As atividades foram cadastradas no formulário disponibilizado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE).
Participe e fortaleça a agenda da diversidade na UNILA!
Programação:
Atividade: Roda de Conversa sobre Saúde Mental da População LGBTQIAPN+
Data: 26 de junho
Horário: 14h
Local: Unidade Jardim Universitário (sala G-116-B)
Descrição: Será uma roda de conversa aberta a toda a comunidade universitária para discutir os fatores que contribuem para o fortalecimento da saúde mental e para o adoecimento da população LGBTQIAPN+. A atividade será conduzida pela Seção de Psicologia (PRAE).
Atividade: Palestra "História do Cinema Queer no Peru"
Data: 27 de junho
Horário: 10h às 12h
Local: Unidade Jardim Universitário (Laboratório C-202-05)
Descrição:
A palestra "História del Cine Queer en el Perú" tem por objetivo traçar um panorama analítico compreendido entre o final do século XX até o tempo presente, destacando filmes e festivais peruanos cuja temática central esteja circunscrita ao universo queer. Embora a ideia inicial de homossexualidade tenha sido tangenciada em filmes peruanos desde o final dos anos 1930 ("Gallo de mi galpón", de Sigifredo Salas, 1938), somente nos anos 1990 o Peru lança seu primeiro filme queer.
A análise considerará os impactos de uma sociedade marcada pelo machismo, pela discriminação, pela violência (especialmente contra mulheres trans) e pela invisibilidade de questões LGBTQIA+ nos âmbitos cultural, econômico e político, e como o cinema reflete, desafia e também se opõe a essas dinâmicas que atravessam as interseccionalidades de gênero, classe e raça.
Serão examinadas as mudanças nas abordagens sobre a temática queer, passando por representações da elite urbana até enfoques nos contextos rurais e indígenas, por meio de diretores experientes e também pela nova geração de cineastas, ávida por expressar suas histórias e deslocar temáticas. Do cine limeño ao cine regional, será abordado desde o festival mais longevo do país, Festival Internacional de Cine LGBTQ+ OutfestPerú, criado em 2004, até filmes importantes na história do cinema peruano.
A palestra será conduzida pela professora Carla Rabelo Rodrigues, docente do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS), pesquisadora de Cinema Peruano e coordenadora do projeto de pesquisa "Mulheres no Cinema do Peru".
Inscrições: carla.rodrigues@unila.edu.br