Defesa de Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latinoamericanos
- https://portal.unila.edu.br/eventos/defesa-de-dissertacao-mestrado-interdisciplinar-em-estudos-latinoamericanos
- Defesa de Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latinoamericanos
- 2022-06-30T14:00:00-03:00
- 2022-06-30T15:00:00-03:00
- A discente Carina Chaves dos Santos Livi defende sua dissertação "Pesquisas sobre Políticas de Línguas na Fronteira: sentidos de diversidade, monolinguismo e práticas translíngues".
- Quando
-
30/06/2022 de 14h00 até 15h00(America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- Videoconferência
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Link da videoconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/unila-ppgiela
RESUMO:
A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar os efeitos de sentido de política linguística produzidos no discurso acadêmico por meio da materialidade encontrada em um corpus de arquivo construído a partir de teses e dissertações - que abordam o tema de políticas linguísticas na/para a Fronteira entre Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). A fronteira trinacional constitui-se enquanto um espaço multilíngue onde os sujeitos se significam através das línguas nomeadas, sendo o português e o espanhol as línguas mais faladas. Contudo, há neste espaço a presença de outras línguas tais como guarani, árabe, chinês, coreano, entre outras. Apesar dessa diversidade linguística, vivenciada pelas práticas translingues que atravessam as subjetividades transfronteiriças, o paradigma monolíngue ainda é bastante presente e reforçado no espaço escolar. Adiciona-se a isso uma predileção pelo ensino da língua inglesa como língua estrangeira, também pautada em práticas pedagógicas de orientação monolíngue. Esta pesquisa de cunho interdisciplinar articula reflexões em Análise de discurso (AD), Linguística Aplicada (LA) e Políticas Linguísticas (PL), sendo a AD francesa nossa base teórico-metodológica. A análise tem apontado a falta de políticas linguísticas específicas que atendam esse espaço multilíngue, o que demanda uma defesa de políticas de línguas para a fronteira que contemplem translinguagem e interculturalidade enquanto proposta didático-pedagógica na/para formação de professores e meio de promoção do plurilinguismo.
PALAVRAS-CHAVE:
Multilinguismo. Plurilinguismo. Políticas Linguístico-educacionais. Políticas de línguas. Formação de professores.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: MULTIDISCIPLINAR
ÁREA: INTERDISCIPLINAR
MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1708787 - JORGELINA IVANA TALLEI
Externa ao Programa - 2318394 - JULIANA PIROLA DA CONCEICAO
Presidente - 2306912 - LAURA FORTES