Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Defesa de Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latinoamericanos
conteúdo

Defesa de Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latinoamericanos

publicado 26/05/2022 13h52, última modificação 30/06/2022 14h47
A discente Carina Chaves dos Santos Livi defende sua dissertação "Pesquisas sobre Políticas de Línguas na Fronteira: sentidos de diversidade, monolinguismo e práticas translíngues".
Quando
30/06/2022
de 14h00 até 15h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Videoconferência
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Link da videoconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/unila-ppgiela

RESUMO:

A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar os efeitos de sentido de política linguística produzidos no discurso acadêmico por meio da materialidade encontrada em um corpus de arquivo construído a partir de teses e dissertações - que abordam o tema de políticas linguísticas na/para a Fronteira entre Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). A fronteira trinacional constitui-se enquanto um espaço multilíngue onde os sujeitos se significam através das línguas nomeadas, sendo o português e o espanhol as línguas mais faladas. Contudo, há neste espaço a presença de outras línguas tais como guarani,  árabe, chinês, coreano, entre outras. Apesar dessa diversidade linguística, vivenciada pelas práticas translingues que atravessam as subjetividades transfronteiriças, o paradigma monolíngue ainda é bastante presente e reforçado no espaço escolar. Adiciona-se a isso uma predileção pelo ensino da língua inglesa como língua estrangeira, também pautada em práticas pedagógicas de orientação monolíngue. Esta pesquisa de cunho interdisciplinar articula reflexões em Análise de discurso (AD), Linguística Aplicada (LA) e Políticas Linguísticas (PL), sendo a AD francesa nossa base teórico-metodológica. A análise tem apontado a falta de políticas linguísticas específicas que atendam esse espaço multilíngue, o que demanda uma defesa de políticas de línguas para a fronteira que contemplem translinguagem e interculturalidade enquanto proposta didático-pedagógica na/para formação de professores e meio de promoção do plurilinguismo.

PALAVRAS-CHAVE:

Multilinguismo. Plurilinguismo. Políticas Linguístico-educacionais. Políticas de línguas. Formação de professores.

PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: MULTIDISCIPLINAR
ÁREA: INTERDISCIPLINAR

MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1708787 - JORGELINA IVANA TALLEI
Externa ao Programa - 2318394 - JULIANA PIROLA DA CONCEICAO
Presidente - 2306912 - LAURA FORTES