Defesa de dissertação - Mestrado em Literatura Comparada
- https://portal.unila.edu.br/eventos/defesa-de-dissertacao-mestrado-em-literatura-comparada
- Defesa de dissertação - Mestrado em Literatura Comparada
- 2021-09-30T14:00:00-03:00
- 2021-09-30T16:00:00-03:00
- Nesta quinta-feira (30), às 14h, haverá a defesa de dissertação da mestranda Sara Ramos
- O que
- mestrado literatura
- Quando
-
30/09/2021 de 14h00 até 16h00(America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Nesta quinta-feira (30), às 14h, a mestranda Sara Ramos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) e orientada pelo professor Andrea Ciacchi, defenderá a dissertação intitulada “Stella do Patrocínio: entre a letra e a negra garganta de carne”. A apresentação será aberta ao público e transmitida via Google Meet.
Sobre a pesquisa
A pesquisa gira em torno da vida e trajetória de Stella do Patrocínio (1941-1992), mulher negra carioca que foi encarcerada em manicômios por mais de 30 anos e que deixa o legado artístico-cultural-político-social de seu Falatório. Falatório era como Stella se referia à sua prática da palavra e da conversação. Suas falas impactam e reverberam pelo timbre, pela forma, pelo conteúdo e, sobretudo, pelo que acusa sobre nós mesmos, nossas instituições, nossos pactos coloniais. Durante a internação, algumas das falas de Stella do Patrocínio foram registradas em áudio através de oficinas artísticas, que aconteceram na década de 80. Em 2001, um livro de poesias foi publicado em seu nome, levando-a a conhecimento nacional. Diversos trabalhos acadêmicos, artísticos e teatrais se inspiraram em Stella do Patrocínio. Mas ainda não pudemos ouvir a sua voz, a sua voz sonora mesmo.
A dissertação de Sara Ramos tratará, de maneira ensaística, da construção discursiva feita a partir da figura de Stella do Patrocínio, dos apagamentos e violações institucionais (psiquiatria-literatura-academia) que atravessaram a sua vida e a prática da palavra. Após a defesa, a publicação da dissertação na Biblioteca Digital da UNILA contará, também, com a disponibilização para acesso público, pela primeira vez, dos arquivos de áudio que registram a voz e o Falatório de Stella do Patrocínio, bem como sua transcrição integral, pontuando e demarcando a importância da ausência de distorções, apropriações e tutelas sobre as narrativas de mulheres negras.