Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Curso: Políticas docentes e o atual contexto de reforma dos cursos de Licenciatura no Brasil
conteúdo

Curso: Políticas docentes e o atual contexto de reforma dos cursos de Licenciatura no Brasil

publicado 17/10/2024 08h50, última modificação 17/10/2024 08h50
Curso de capacitação ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro
Quando
04/11/2024 até 05/11/2024 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
UNILA - Jardim Universitário - Sala C-308
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Fórum de Licenciaturas, PROGRAD e PROGEPE convidam a todos docentes e TAEs que atuam junto aos cursos de licenciatura da UNILA, a participarem do Curso de Capacitação “Políticas docentes e o atual contexto de reforma dos cursos de Licenciatura no Brasil” ministrado pelo Prof . Dr . Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG).

Datas: 4  e 5 de novembro de 2024

Inscrições: SIgRH - UNILA

O curso tem por objetivo discutir  as políticas docentes no Brasil com foco no contexto atual de reforma dos cursos de formação de professores da educação básica em nosso país (cursos de Licenciatura) após a aprovação da Resolução CNE/CP 04/2024 que define novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos profissionais do magistério. Serão realizadas reflexões específicas sobre as possibilidades de se repensar os atuais modelos de formação docente na UNILA.

PROGRAMA DE CURSO

4 de novembro de 2024 (4 horas) - 14:00 ás 18:00 horas

Tópicos a serem abordados:
•O conceito de políticas docentes;
•Outros conceitos básicos: formação acadêmico-profissional; inserção/indução profissional; desenvolvimento profissional docente;
•Breve histórico das políticas de formação de professores da educação básica no Brasil;
•A definição de diretrizes curriculares nacionais para a formação docente: diferentes concepções e modelos em disputa.

5 de novembro de 2024 (4 horas)  - 08:00 às 12:00 horas 

Tópicos a serem abordados:
•A Resolução CNE/CP 04/2024: o que se propõe; o que há de similar e de diferente em relação às resoluções anteriores;
•As possibilidades de se repensar os cursos de Licenciatura em relação ao contexto específico da UNILA.