Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Curso de extensão: “A questão penitenciária na América Latina: história, literatura e direito”

publicado 22/03/2021 13h12, última modificação 05/04/2021 13h44
As aulas serão quinzenais, de 31 de março a 30 de junho, na modalidade de ensino remoto; as inscrições se encerram dia 30 de março
31/03/2021
de 18h00 até 19h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
iCal

O curso de extensão “A questão penitenciária na América Latina: história, literatura e direito” será realizado entre março e junho, quinzenalmente, sempre às quartas-feiras – confira a programação abaixo. Serão oito encontros on-line, com duração de 1h30 cada. O curso é gratuito e as aulas serão via Google Meet – o link será compartilhado apenas com os inscritos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, até o dia 30 de março.

O objetivo do curso é apresentar um panorama dos debates contemporâneos ligados às prisões, às formas de punição e de controle social, e também fornecer ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de futuros trabalhos no domínio dos estudos penitenciários. O curso também abordará a experiência do trabalho com literatura em situação de privação de liberdade na América Latina, com relato de experiências.

Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o projeto de extensão da UNILA “Direito à Poesia”, o grupo de pesquisa "Colonização Penitenciária na América Latina e Caribe" (CoPALC), a Université de Guyane e o Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, no âmbito do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras do Consulado-Geral da França em São Paulo para 2021.

Confira a programação das aulas (sempre às 18h):

Abertura
- Aula 1: “Introdução sobre o tema e o campo de pesquisas da questão penitenciária na América Latina”
Data: 31 de março

Módulo 1 – História
- Aula 2: “Colonização penal: uma história global?”
Data: 14 de abril
- Aula 3: “Mulheres no cárcere: uma abordagem histórica”
Data: 28 de abril

Módulo 2 – Direito
- Aula 4: “Beccaria na prisão: recepções da obra de Beccaria nos debates sobre as reformas penitenciárias latino-americanas”
Data: 12 de maio
- Aula 5: “Reflexões sobre a execução penal no Brasil e no Peru: os impactos da pena de prisão na vida dos condenados pelo crime de estupro”
Data: 26 de maio

Módulo 3 – Literatura
- Aula 6: “Desafios e potencialidade do trabalho com literatura em prisões”
Data: 9 de junho
- Aula 7: “Experiências latino-americanas de oficinas literárias em prisões”
Data: 23 de junho

- Aula 8: Síntese final e avaliação coletiva do curso
Data: 30 de junho

Obs.: A carga horária total, entre encontros on-line e leituras, será de 25 horas. Haverá emissão de certificado para quem participar de pelo menos 75% das atividades.

Para mais informações, acesse o site.