Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Cinelatino: debate sobre o filme “Matar a un muerto”
conteúdo

Cinelatino: debate sobre o filme “Matar a un muerto”

publicado 26/07/2021 16h02, última modificação 26/07/2021 16h02
Longa-metragem paraguaio será tema do debate desta quarta-feira (28), às 19h
O que
cinema
Quando
28/07/2021
de 19h00 até 21h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O longa-metragem paraguaio “Matar a un muerto” (2019), dirigido por Hugo Gimenez, é tema do próximo debate do Cineclube Cinelatino, que será nesta quarta-feira (28), às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O filme estará disponível para acesso on-line e gratuito entre os dias 26 e 28 de julho – para receber o link, é necessário se inscrever no site. A exibição é fruto da parceria entre Cinelatino e Sabaté Films.

O debate contará com a participação do diretor do filme, Hugo Gimenez, além da mestra em Integração Contemporânea da América Latina Manuella Sampaio (UNILA), do graduado em Cinema e Audiovisual Adolfo del Valle (UNILA) e do professor de Cinema e Audiovisual Bruno López Petzoldt (UNILA). A mediação será da roteirista e pesquisadora de História e Cinema Isabella Poppe (UFRJ).

Com grande parte dos diálogos em Guarani, “Matar a un muerto” conta a história de dois homens contratados pelo governo para ocultar corpos de pessoas assassinadas pela ditadura militar de Alfredo Stroessner, no Paraguai (1954-1989). Um dia, durante o trabalho, os coveiros percebem que uma pessoa ainda está viva e entram em um dilema, já que nunca haviam assassinado alguém: deveriam matar a pessoa e pôr um ponto final na história, dando continuidade ao trabalho como se nada tivesse ocorrido, ou não matar e arcar com as possíveis represálias dos chefes?

A narrativa do filme se passa em 1978, durante a Copa do Mundo na Argentina e a vigência da Operação Condor, aliança repressiva entre as ditaduras do Cone Sul, promovida pelos Estados Unidos e que levou ao massacre de dezenas de milhares de pessoas. O longa foi indicado a Melhor Obra-Prima de Ficção Ibero-Americana no Prêmio Platino.

registrado em: cinema