Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Cinelatino: debate sobre o documentário “Limiar”
conteúdo

Cinelatino: debate sobre o documentário “Limiar”

publicado 01/06/2021 17h09, última modificação 02/06/2021 12h51
Evento será na próxima segunda-feira (7), às 19h
Quando
07/06/2021
de 19h00 até 22h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Cineclube Cinelatino promove um debate online sobre o documentário brasileiro "Limiar" (2020). O evento será na próxima segunda-feira (7), às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Participam do debate a diretora do filme, Coraci Ruiz; o professor Zion Sleiman (UTFPR), ativista em Direitos Humanos; e a professora Silvia Letícia Matievicz (IFPR), integrante do grupo de Mães Cristãs de Amor pela Diversidade. A mediação será da mestranda em Cinema e Artes do Vídeo Camila Vital (Unespar). O filme, em pré-estreia, fica disponível gratuitamente de 5 a 7 de junho. Para receber o link do documentário, é necessário se inscrever no site do Cinelatino. O acesso será liberado somente para as primeiras 200 pessoas inscritas.

“Limiar” é uma autobiografia em que Coraci Ruiz acompanha o processo de transição de gênero de seu filho, que passa por certezas e incertezas durante o movimento de identificação e “desidentificação”. A mãe vivencia experiências de reflexão acerca de suas percepções de mundo e das próprias identidades. Além de ser uma narrativa familiar, a produção audiovisual está atrelada à conjuntura política brasileira e à vida de tantas pessoas que passam pelos processos de transição de gênero.

O documentário estreou no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e foi o filme de abertura na 15ª Ethnocineca – International Documentary Film Festival Vienna 2021. Recebeu o prêmio de Melhor Direção no 28º Festival Mix Brasil e também os prêmios de Melhor Direção, Fotografia, Roteiro e Desenho Sonoro no 14º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.

A exibição é fruto da parceria entre Cineclube Cinelatino e Taturana. Para mais informações, acesse o site.