Cineclube Cinelatino: Marte Um
- https://portal.unila.edu.br/eventos/cineclube-cinelatino-marte-um
- Cineclube Cinelatino: Marte Um
- 2022-10-18T19:00:00-03:00
- 2022-10-18T22:00:00-03:00
- Projeto Cineclube Cinelatino apresenta exibição do longa metragem Marte Um (2022), do diretor Gabriel Martins
- Quando
-
18/10/2022 de 19h00 até 22h00(America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- Cine Cataratas JL
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Acontecerá, no dia 18 de outubro, às 19h, no Cine Cataratas JL, exibição do longa metragem Marte Um (2022). O longa-metragem é representante do Brasil para concorrer a Melhor Filme Internacional no próximo Oscar e terá exibição única. A promoção é do Cineclube Cinelatino, que organiza um debate logo após a exibição.
Dirigido por Gabriel Martins, Marte Um acompanha a trajetória de uma família da periferia de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que tenta sobreviver à disseminação de discursos de ódio, homofobia e racismo. Ademais, a inflação começa a comer o salário das pessoas empobrecidas, aprofundando as desigualdades sociais e fazendo crescer a fome. O título do filme faz referência a um programa real de colonização do planeta Marte, Mars One, do qual um personagem sonha participar.
Produzido pela Filmes de Plástico em coprodução com o Canal Brasil, o longa-metragem tem entre seus técnicos e técnicas e em seu elenco um contingente majoritariamente negro, quebrando com a lógica de sub-representatividade dessa parcela da população brasileira no cinema e audiovisual. A produção foi realizada através de edital de ação afirmativa, tendo um baixo custo de produção, mas um longo alcance mundial.
A estreia de Marte Um no Brasil ocorreu no 50º Festival de Gramado de 2022, onde recebeu prêmios como o de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical. No exterior já foi exibido em quatro continentes. Teve sua estreia no Festival de Sundance, em 2022, nos Estados Unidos. A produção acumula prêmios em todos os cantos do mundo. É a primeira vez que um diretor negro brasileiro tem um filme indicado ao prêmio de “Melhor Filme Internacional”.
Após a sessão, acontecerá um debate com a presença de Angela Souza (docente do curso de Antropologia - UNILA), Felipe Almeida (docente do curso de Relações Internacionais - UNILA) e Sandra Pereira (docente do curso de Cinema e Audiovisual - UNILA) com a mediação de Maria Camila Ortiz (discente do do curso de Cinema e Audiovisual) no Sudacas Bar.
Garanta seu lugar adquirindo os ingressos na bilheteria do cinema ou no site do Cine JL Cataratas, clicando aqui. (na compra virtual há taxação do serviço).