Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Ciclo de conferências: “Conexões históricas: África/América Latina”

Ciclo de conferências: “Conexões históricas: África/América Latina”

publicado 13/08/2021 10h30, última modificação 12/11/2021 10h47
Próxima conferência será no dia 17 de novembro, às 19h, com a participação da professora Ynaê Lopes dos Santos (UFF)
17/11/2021
de 19h00 até 20h30
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
iCal

O evento “Conexões Históricas: África/América Latina” está promovendo conferências virtuais em torno da história e cultura africanas, dos movimentos afrodiaspóricos e da cultura afro-latino-americana. As atividades contam com a participação de historiadores, cientistas sociais, antropólogos e pesquisadores da área, com o objetivo de ampliar os estudos sobre o tema e contribuir para a compreensão do legado africano e afro-latino-americano na construção das sociedades contemporâneas.

A próxima conferência será realizada no dia 17 de novembro, às 19h, e terá como tema "Cidades negras e escravidão: Rio de Janeiro e Havana no século XIX". A palestrante convidada é a professora Ynaê Lopes dos Santos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a transmissão ao vivo será pelo YouTube.

Coordenado pelo professor Evander Ruthieri Saturno da Silva, da UNILA, o evento está sendo organizado em parceria com o Centro de Memória Oral e Pesquisa em História (Cemope) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Regional de Blumenau (Neab/Furb).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

18 de agosto - 19h
Conferência com Lúcia Helena Oliveira Silva (Unesp)

15 de setembro - 19h
Conferência com Fernanda Thomaz (UFJF)

21 de outubro - 19h
Conferência “O legado de Edison Carneiro na inclusão da cultura negra no projeto de uma brasilidade”, com Elaine Cristina Ventura Ferreira (UFRRJ)

17 de novembro - 19h
Conferência "Cidades negras e escravidão: Rio de Janeiro e Havana no século XIX", com Ynaê Lopes dos Santos (UFF)

20 de novembro - 19h
Conferência de encerramento com José Endoença Martins (Neab/Furb)

25 de novembro - 13h
Reunião para balanço geral e encerramento das atividades

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail evander.silva@unila.edu.br.