Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Banca de Defesa TCC - Filosofia
conteúdo

Banca de Defesa TCC - Filosofia

publicado 27/09/2023 13h43, última modificação 27/09/2023 13h43
Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do discente Thiago José Faria Paes
Quando
10/10/2023 from 14h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
PTI - Sala B04E03S11
Adicionar evento ao calendário
iCal

Acontece, no dia 10 de outubro, às 14h, no Bloco 4, Espaço 3, Sala 11 da UNILA-PTI, a Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do discente Thiago José Faria Paes.

Defesa TCC Filosofia:

"A CRÍTICA DE ESPINOSA À DOUTRINA DO LIVRE-ARBÍTRIO A PARTIR DE SEUS ANTECEDENTES HISTÓRICOS EM TOMÁS DE AQUINO E DESCARTES" de THIAGO JOSÉ FARIAS PAES

BANCA: 
Profa. Dra. Ester Dreher Heuser, UNIOESTE
Prof. Dr. Stefano Busellato, UNIOESTE
Prof. Dr. Gonzalo Montenegro, UNILA (Orientador)

RESUMO
Espinosa realiza contundente crítica à tradicional doutrina do livre-arbítrio. O objetivo deste trabalho é expor brevemente alguns dos antecedentes histórico-filosóficos que fundamentam a concepção de livre-arbítrio, para, a partir dessa contextualização, apresentar como Espinosa elabora sua crítica e propõe sua solução. Para tanto, optou-se por mostrar como que Tomás de Aquino e Descartes, a partir de suas diferenças e identidades, mantêm a doutrina do livre-arbítrio ancoradas numa metafísica do possível, considerando o ser humano, à semelhança de Deus, dotado de um intelecto e vontade livres. Por sua vez, Espinosa, em sua ontologia do necessário, nega que haja vontade livre tanto no ser humano quanto em Deus. Ademais, o holandês identifica a doutrina do livre-arbítrio a uma ideia inadequada que impede o gozo da livre necessidade. Ou seja, em Espinosa o livre-arbítrio é apenas uma ilusão, mas é também um preconceito que impede a compreensão da ideia adequada quanto à natureza humana, bem como, por isso, nos afasta da efetiva liberdade.

Palavras-chave: livre-arbítrio; liberdade; necessidade; Espinosa.