Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Aula Inaugural - EEALA
conteúdo

Aula Inaugural - EEALA

publicado 06/04/2022 16h42, última modificação 06/04/2022 16h54
O curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais terá programação especial com aula inaugural
Quando
09/04/2022
de 09h00 até 16h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Campus Integração - UNILA
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

A Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de LínguasAdicionais, Profa. Dra. Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, tem a grata satisfação deconvidá-lo(a) para a AULA INAUGURAL, da 3a Turma da EEALA, a ser proferida pelaProfa. Dra. Deise Cristina de Lima Picanço (UFRJ), sobre o tema “O ensino de línguas adicionais na América Latina atual”  e para o MINICURSO “Ensinar línguasadicionais para uma prática transformadora: o material didático na perspectiva doletramento sociointeracional crítico”, também ministrado pela Profa. Dra. Deise Cristina de Lima Picanço (UFRJ).

Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/1829/subscriptions/new

Programação:

09 de abril de 2022 - Campus Integração Local: Avenida Tancredo Neves, 3147 - Porto Belo, Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil,CEP 85.867-000

9h Recepção dos discentes da 3a Turma da EEALA

9h30 Apresentação dos professores do Curso10h Pausa para o café

10h30 Aula Inaugural com a Profa. Dra. Deise Cristina de Lima Picanço (UFRJ)

12h Pausa para o almoço

14h Minicurso com a Profa. Dra. Deise Cristina de Lima Picanço (UFRJ)

Ensinar línguas adicionais para uma prática transformadora: o material didático na perspectiva do letramento socio interacional crítico

O direito à educação para uma prática transformadora. A crítica como estratégia de transformação social. As várias noções de criticidade e o ensino de línguas. A perspectiva da pedagogia do letramento sociointeracional crítico. A práxis formativa crítica como processo de produção de conhecimento. O material didático como dispositivo de subjetivação e transformação.Referências Bibliográficas: FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1981.hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante,2020. hooks, bell.  Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdadeSão Paulo:Martins Fontes, 2013.GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando FuturosSociais. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, 2021. p. 101-145. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/linguagemem- foco/article/view/5578.PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics. In: DAVIES, A.; ELDER, C. (Ed.) The Handbookof Applied Linguistics. Oxford: Blackwell, 2004.PICANÇO, D. C. de L. Perspectivas contemporâneas de pesquisa em linguagem: processosde subjetivação, ideologias e instrumentos linguísticos.. In: Jean Carlos Gonçalves,Marinelma Garanhani, Michelle Bocchi Gonçalves. (Org.). Linguagem, Corpo e Estética naEducação. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2020, v. 1, p. 109-124.PICANÇO, D. C. de L. Diversidade linguística e cultural nos livros didáticos. In: AntonioFerreira da Silva Júnior. (Org.). Conversas sobre ensino de línguas durante a pandemia.1ed.São Paulo/SP: Pimenta Cultural, 2021, v. 1, p. 203-219.ROJO,R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial,2019. (capítulos 1 e 2)TILIO, R. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente? In: JESUS, D.; ZOLIN-VESZ, F.; CARBONIERI, D. (Orgs.). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novossentidos para a escola. Campinas: Pontes, 2017.TILIO, R. (Re)interpretando e implementando criticamente a Pedagogia dosMultiletramen- tos. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, 2021. p. 33-42. Disponível em: https://revistas.uece.br/index. php/linguagememfoco/article/view/5569. TILIO, R. O livro didático contemporâneo: apresentação de uma proposta. In: MACIEL, R.;TILIO, R.; JESUS, D.; CHAVES, A. (Orgs.). Linguística Aplicada para além das fronteiras.Campinas: Pontes, 2018. p. 261-297.