Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Aula inaugural do semestre acadêmico 2022.1 do PPGLC

Aula inaugural do semestre acadêmico 2022.1 do PPGLC

publicado 15/03/2022 13h27, última modificação 15/03/2022 13h27
O tema "A construção da semana" será abordado pelo conferencista Prof. Dr. Raul Antelo.
24/03/2022
de 18h00 até 19h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
  • Evento: Aula inaugural do semestre acadêmico 2022.1 do PPGLC
  • Tema: A construção da semana
  • Conferencista: Prof. Dr. Raul Antelo

Resumo da conferência:

Em Minima moralia, Adorno nos diz que “o passado recente surge-nos sempre como se tivesse sido destruído por uma catástrofe. A expressão do histórico nas coisas não é mais do que o tormento passado” e dessa constatação conclui com um axioma que condensa sua dialética negativa: “O todo é o inverdadeiro”. Tomemos esse axioma como fio condutor do modernismo no Brasil, que, a rigor, tentou elaborar, fundamentalmente, duas questões: a identidade e a nação. Ora, se o Brasil foi pensado como totalidade sem fissuras, qualquer ação cujo sentido derivasse dessa totalidade precisaria ser autotransparente e dotada, portanto, de representabilidade ilimitada. Mas dado que o fundamento último da política seria, então, completamente visível, o poder não passaria de um fenômeno puramente aparente. Não é, certamente, o que se verifica cem anos depois da Semana.

Biografia:

Raúl Antelo leciona na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do CNPq, Guggenheim Fellow e professor visitante nas Universidades de Yale, Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. É autor de vários livros, dentre eles, Maria com Marcel. Duchamp nos trópicos; Archifilologías latinoamericanas; A ruinologia; Visão e potência-do-não; A máquina afilológica; En muerte: miniaturas urbanas; Azulejos. Lo transvisual y la arqueología de lo moderno. Editor de Mário de Andrade, Jorge Amado e João do Rio, preparou, em colaboração, Lirismo+Crítica+Arte=Poesia. Um século de Pauliceia Desvairada (no prelo). Em março de 2022, sai em Buenos Aires a obra coletiva, editada por Mario Cámara e Diana Klinger, Un guión de extimidad. Ensayos sobre la obra de Raúl Antelo (Grumo, 309 p.).