Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Março das mulheres: agenda unificada de eventos temáticos
conteúdo

Março das mulheres: agenda unificada de eventos temáticos

publicado 28/02/2025 13h41, última modificação 28/03/2025 12h59
Nesta semana, a agenda inclui, no dia 25, duas oficinas e uma roda de conversa. De 26 a 29 de março, acontecem o Encontro de Mulheres Amefricanas e o Encontro Entre Fronteiras e, no dia 30, haverá um recital de piano.
Quando
06/03/2025 até 30/03/2025 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

A Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) e a Secretaria de Comunicação (SECOM) estão promovendo a Agenda Unificada para eventos temáticos da UNILA. Iniciada em 2023, essa agenda tem como objetivo a divulgação conjunta das atividades organizadas pela comunidade universitária e relacionadas a datas que celebram a diversidade na Instituição.

A primeira edição da agenda unificada em 2025 tem como tema "Março Mulheres" e reúne atividades promovidas por unidades acadêmicas, administrativas e projetos em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Confira a programação abaixo e participe dos eventos!

6 de março 

Atividade: Aquelarre da Fronteira
Descrição: Aquelarre da Frontera é um projeto de bem-estar e convivência estudantil. É um encontro de mulheres para compartilhar saberes, criar, fortalecer o vínculo feminino e gerar uma rede de apoio para as mulheres da comunidade.

Programação: Serão realizados quatro encontros para criar espaços de relaxamento para o fim do semestre. 

Mais informações:
https://chat.whatsapp.com/I6CNdTzKAcRKmcsLt1KnqO
(link para o grupo de WhatsApp)

Local: Jardim Universitário JU - Sala C115
Horário: 19h

 

 

Atividade: TabuDelas - Especial do Dia Internacional das Mulheres
Descrição: O TabuDelas é uma iniciativa dedicada a celebrar e incentivar a participação feminina no universo dos jogos de tabuleiro modernos. O projeto cria um espaço seguro e acolhedor para mulheres de diferentes idades se reunirem para jogar, aprender e discutir sobre representatividade nesse meio. O projeto tem como missão fomentar esse público, promovendo encontros, debates e eventos que reforcem a importância da ludicidade e do lazer na vida adulta. No dia 6 de março, o encontro será voltado para jogos desenvolvidos por mulheres, com informações sobre a representatividade de pessoas não masculinas nesse universo.

Programação: Jogos de tabuleiro modernos pré-selecionados de designers exclusivamente femininas ou que envolveram a participação de mulheres. A partir das 18h30, até as 22h. Podem chegar em qualquer horário, sozinhas ou acompanhadas de outra(s) mulher(es). Evento exclusivo para mulheres em sua diversidade (não apenas mulheres cis). O projeto é sem fins lucrativos, mas haverá cobrança de um valor de R$15 por pessoa, que é uma taxa para utilização dos jogos, praticada pelo local onde ocorrerá o evento (uma tabuleria com um grande acervo de jogos).

Local: Ludo In House - Rua Bartolomeu de Gusmão, 1614 - Centro, Foz do Iguaçu
Horário: 18h30

Atividade: Alimentação - Redes sociais da PROEX
Descrição:
Durante o mês de março, a PROEX irá lançar vídeos de coordenadoras e/ou participantes de ações de extensão, que irão trazer sua visão sobre a importância de atividades de extensão direcionadas a mulheres.

Programação:
 O objetivo é, durante o mês de março, lançar 1 vídeo por semana, toda quinta-feira. 
Local: Instagram da PROEX - @extensaounila
Horário: 11h

 7 de março

Atividade: Oficina de produção de cartazes para a Marcha das Mulheres
Programação:
produção de cartazes e materiais para a Marcha 8M

Local: Jd Universitário - Sala C105
Horário: 15h às 17h

Mulheres - Mujeres - Kuñas: fazendo e refletindo cinema no 8M
A produtora Ñanduti Cine, conjuntamente com o Cineclube Cinelatino e com apoio do Parquetec/Itaipu, Sesunila e Coletivo Classista Feminista Ana Montenegro (CFCAM), traz para Foz do Iguaçu, no marco do dia 8 de março – Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, uma mostra de filmes realizados por mulheres da região da fronteira entre o Sul do Brasil, Noroeste da Argentina e o Paraguai, e que tragam em suas narrativas temáticas que abordam questões de gênero e as mais diversas lutas e cotidiano de mulheres na América Latina. As exibições serão gratuitas na sala de projeção do Centro de Visitantes da Itaipu Parquetec, nos dias 07 e 08 de março, às 19h e às 18h, respectivamente.


Mulheres - Mujeres - Kuñas: dia 7 de março, 19h

Busco-me, das diretoras(es) Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti, Santiago Mendez (2023, Brasil, 19 min)
Sinopse: Luisa Boaventura, uma mulher que está começando a esquecer, perdendo-se, por vezes, no labirinto das suas lembranças. No terminal de ônibus, ela escreve textos na tentativa de salvaguardar suas memórias, especialmente aquelas que envolvem o grande amor de sua juventude.

- Pasajeras, da diretora Fran Rebelatto (2022, Brasil, 71 min)
Sinopse: Mulheres vivem e subsistem em territórios na fronteira entre Brasil e Paraguai. Todos os dias essas "pasajeras" carregam sonhos e distintas formas de sobreviver de um lado a outro do Rio Paraná.

Debate com Sueli Crespa e Soledad Álvarez, que integram os elencos dos filmes.

Mulheres - Mujeres - Kuñas: dia 8 de março, 18h

- La Yuyera, da diretora Maria Avalos (2020, Paraguai, 20 min)
Sinopse: Em um pequeno povoado no interior do Paraguai, Marta vive com seu avô. Ela trabalha junto com ele desde muito nova vendendo plantas medicinais na praça da cidade. Neste trabalho, adquire conhecimento suficiente sobre as plantas, que eventualmente utilizará para aliviar a dor que sente.

- Guapo'Y, da diretora Sofía Paoli Thorne (2022, Paraguai, 71 min)
Sinopse: Vítima de torturas em um campo de concentração paraguaio, Celsa cobre seu corpo com as folhas de seu jardim.

Debate com Maria Avalos e Sofia Masi, ambas mulheres paraguaias e egressas da UNILA.

Após os filmes, serão realizados debates com atrizes, realizadoras das obras e convidadas.

 

8 de março 

Atividade: Marcha do Dia Internacional das Mulheres - 8M

Programação: No dia 8 de março, com saída do Bosque Guarani, entidades, coletivos, sindicatos, ativistas e organizações sociais se unem para marchar contra o patriarcado, o racismo, a LGBTQIAPN+fobia e a exploração econômica das mulheres, além de destacar a importância da participação feminina na política e nos espaços de decisão. Haverá transporte saindo do JU/UNILA às 8h30, com parada no CI/UNILA, às 8h35, e previsão de chegada no Bosque Guarani às 9h para concentração. Às 10h,  o grupo sairá em direção à Avenida Brasil. Para fazer inscrição para o transporte da UNILA, é necessário procurar a SECAFE pessoalmente ou pelo e-mail genero.secafe@unila.edu.br. 

Local: Bosque Guarani
Horário: 9h

Atividade: Clube de Leitura Vozes Feministas
Descrição: 
Discussão de obras debatidas durante a realização do clube

Programação:
 O Clube de Leitura Vozes Feministas, do PET/ Conexões de Saberes, desenvolveu leituras mensais de obras de mulheres, com debates públicos das obras. Esse encontro, com um chá e bolo, sintetizará as leituras e programará novos eventos.

Local: Gramado do JU - UNILA Jd. Universitário
Horário: 10h

 

10 de março

Atividade: Palestra "Organização social do cuidado, transição demográfica e os impactos nas organizações laborais das segmentações verticais e horizontais por razões de gênero"
Descrição: Evento organizado pela Sanepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu e UNILA, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

Programação: Palestra e debate coletivo. A palestrante é a professora Lilian Ferro, da UNILA, do curso de Ciência Política e Sociologia (ILAESP) e dos PPGs em Políticas Públicas e Desenvolvimento e em História. 

Local: Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI)
Horário: 13h30

17 de março 

Atividade: Mulheres na Extensão
Descrição: Organizado pela PROEX, o evento acontecerá em três datas diferentes e reunirá projetos de extensão da UNILA coordenados por mulheres e que incluem as mulheres em sua temática.

- 17 de março: Mesa-redonda "Celebrando a Força Feminina: Mulheres Migrantes e Refugiadas no Centro do Debate"

Projeto: "Cidadania: substantivo feminino e de direitos das mulheres migrantes, refugiadas, portadoras de visto humanitário e apátridas".
Coordenadora: Karen dos Santos Honório

A palestra abordará a força, a resiliência e a importância das mulheres migrantes e refugiadas em nossa sociedade, explorando suas histórias, desafios e contribuições. Será uma oportunidade para promover um debate enriquecedor sobre igualdade, inclusão e direitos humanos. 

Horário: 16h
Link para acesso: 
https://meet.google.com/fpa-evfw-qvc

- 25 de março: Oficina de Pedagogia Cartonera
Projeto: "Mulheres catadoras: pedagogia cartonera para o empoderamento."
Coordenadora: Jorgelina Ivana Tallei
Horário: 9h às 12h
Local: UNILA Jd Universitário - Sala C-208
Observação: Se possível, trazer tesoura, cola, revistas para recorte ou materiais de pintura. Alguns itens estarão disponíveis para empréstimo.

- 30 de março: Recital de piano com obras compostas por mulheres
Projeto: "Mulheres na música: criação e prática musical na região de Foz do Iguaçu", em parceria com o projeto Ciclo Sonoro
Coordenadora: Maria Beatriz Cyrino Moreira
Local: Fundação Cultural
Horário: 11h

 

18 de março 

 Atividade: Cineclube Cinelatino
Descrição: 
Exibição do filme "Malu" (2024) no Cine Catataras e debate com convidados no Sudacas. O ingresso do cinema promocional pode ser comprado antecipadamente pelo site ou diretamente na bilheteria. Haverá transporte saindo do JU, às 18h, com destino ao Shopping JL, com previsão de retorno ao JU por volta das 22h.

Programação: exibição do longa "Malu" (2024): Malu, longa dirigido e escrito por Pedro Freire, conta a narrativa de Malu (Yara de Novaes), uma atriz desempregada no auge dos seus 50 anos que vive em uma casa precária na periferia do Rio de Janeiro. A atriz é obrigada a conviver com a sua mãe racista e tenta lidar com a relação tensa e desagradável que mantém com sua própria filha. Malu enfrenta essa luta constante contra más energias e relações enquanto tenta sobreviver à grande concentração de memórias de um passado artístico glamoroso que a persegue. À medida que os conflitos familiares se intensificam, Malu começa a explorar novas oportunidades de autoafirmação e recomeço, buscando reconectar-se com sua paixão pela atuação. Através de encontros inesperados e reflexões sobre sua vida, ela descobre a força para confrontar suas feridas emocionais, desafiando preconceitos e a ideia de que sua carreira acabou. "Malu" é uma jornada emocionante sobre resiliência, autodescoberta e a busca por uma identidade em meio ao caos familiar.

Local: Cine Cataratas
Horário: 19h

25 de março

Roda de Conversa “Enfrentamento da violência contra as mulheres na rede de Foz do Iguaçu" 

Programação: As convidadas são Natalia Mariela Fuentes, mestre em História pela UNILA e doutoranda na UNIOESTE, pesquisadora no Observatório de Gênero e Diversidade da UNILA, e a Delegada Iane Cardoso, da Delegacia da Mulher em Foz do Iguaçu.

Inscrições pelo SIGEventos. 

Local: 
UNILA CI (Sala A010)
Horário: 15h


 

Atividade: Oficina de defesa pessoal para mulheres
Descrição: A oficina de defesa pessoal para mulheres, com a estudante Tamara Fernanda Diaz Parada, ocorre em celebração ao Mês das Mulheres, e visa ensinar técnicas de autodefesa e empoderamento, em um ambiente seguro e acolhedor. As atividades têm vagas limitadas. 

Local: Sala de Espelhos/JU (prédio do Ginásio)
Dias e horários: 25/03: 15h-17h
                             27/03: 18h-20h

 

26 a 29 de março 

Atividade: “Encontro de Mulheres Amefricanas do Brasil, Paraguai, Argentina, Colômbia e Uruguai: Dialogando Saberes” e “Encontro Entre Fronteiras: Aquilombamentos Amefricanos de Marina Tunirê” 
Descrição: o evento será realizado de 26 a 29 de março.

Programação:

26 de março:

15h: Apresentação Cultural “TixaStyle Poesia Dulce: Maria Remedios del Valle Rosas, la Capitana Madre de Argentina. En charla y en poesia” - Tixa Cámara
Local: UNILA

15h30: Mesa de abertura “Mulheres Amefricanas: dialogando saberes”
Local: UNILA

19h30: Apresentação cultural - Afoxé
Local: Ilê Ase Ojú Ogún Funmilaiyó

20h: Mesa “Entre Fronteiras: Aquilombamentos Americanos de Marina Tuniré”

27 de março:

 14h às 17h: Oficina de Costura com tecidos - Costura de Memórias e curas “Tonga Memoria de la tela sobre tela”, com Virgelina Chará
Local: Quilombo Apepu

Oficina de Escrita Coletiva de texto/poema “Dobra”, com Carolina Ferreira
Local: Quilombo Apepu

 Café da tarde coletivo

19h: Lançamento de livro de Sueli Crespa “A mulher de mil nomes - Poesia”
Local: UNILA 

19h30: Oficina “Um rosto para Firmina” (Maria Firmina dos Reis), com Sueli Crespa e Mayara AlexandreLocal: UNILA

28 de março:

14h: Exibição de curta-metragem “História e cultura afro-paraguaia”, com Bárbara Medina e Mayeli Vilalba
Local: UNILA

15h: Oficina de dança afro “Movimentos básicos de danças do oeste da África”, com Juliana Zacarias
Local: UNILA

19h30: Lançamento de livros “No te olvides de los que nos quedamos” Nélida Wisneke e “A mulher de mil nomes - Poesia” Sueli Crespa
Local: Ile Alaketu Asé Baru

21h: Mesa de encerramento “Movimentos de aquilombamento”
Local: Ile Alaketu Asé Baru

29 de março
9h: Visita ao Quilombo Horta da Dona Laíde, com café da manhã coletivo
 

A agenda pode sofrer alterações ao longo do mês. Fique de olho nas atualizações e acompanhe as novidades!