Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 3º Seminário Internacional do IMEA
conteúdo

3º Seminário Internacional do IMEA

publicado 30/10/2025 09h52, última modificação 30/10/2025 09h52
Evento promovido pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA/UNILA) reunirá especialistas, movimentos sociais e comunidades tradicionais para dialogar sobre desafios da região trinacional.
  • 3º Seminário Internacional do IMEA
  • 2025-11-12T00:00:00-03:00
  • 2025-11-14T23:59:59-03:00
  • Evento promovido pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA/UNILA) reunirá especialistas, movimentos sociais e comunidades tradicionais para dialogar sobre desafios da região trinacional.
Quando
12/11/2025 até 14/11/2025 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
UNILA - Campus Integração
Adicionar evento ao calendário
iCal

O 3º Seminário Internacional do IMEA, que será realizado de 12 a 14 de novembro, no auditório Lélia Gonzalez, no Campus Integração, é um evento acadêmico que busca promover um diálogo multifacetado sobre temas cruciais para a América Latina e o Caribe.

Com o título "Convergências Interepistêmicas e Encontro de Saberes", o evento propõe um espaço de reflexão crítica, troca de experiências e articulação de diferentes perspectivas (acadêmicas, populares e de comunidades tradicionais), para discutir as complexas intersecções entre violência, políticas de drogas, democracia, disputas territoriais, resistências indígenas, conflitos socioambientais e os projetos educacionais de resistência, como a Educação Escolar Quilombola e a Educação do Campo.

Em um cenário de crescentes tensões sociais, ambientais e políticas, o Seminário proporciona um diagnóstico aprofundado das raízes da violência e estimula a proposição de soluções que valorizem as particularidades e necessidades da Região Trinacional (Argentina-Brasil-Paraguai).

Um dos pilares do 3º Seminário é a Política do Encontro de Saberes, que busca dar visibilidade e legitimidade a conhecimentos historicamente marginalizados. O evento valorizará e integrará as perspectivas de comunidades tradicionais, povos indígenas e movimentos campesinos, reconhecendo sua importância na busca por um desenvolvimento mais justo e equitativo.

Outro eixo de debates é a ampliação do conhecimento sobre projetos educacionais inovadores e de resistência, como a Educação Escolar Quilombola e a Educação do Campo. Serão discutidos os modos como essas experiências, que respeitam e potencializam saberes tradicionais e direitos culturais, podem fortalecer as democracias e inspirar um novo modelo de universidade.

A interação entre acadêmicos, defensores de direitos humanos e representantes de comunidades fomenta uma rica troca de saberes, capacitando os participantes a se engajarem em propostas transformadoras para suas realidades.

O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, especialmente: comunidade acadêmica da UNILA; integrantes da Rede de Universidades Interculturais e Indígenas; movimentos sociais; comunidade em geral.

Acesse o SIGEventos para conferir a programação completa e garantir o certificado de participação por meio da inscrição no sistema.