Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 2º Festival de Cinema dos BRICS
conteúdo

2º Festival de Cinema dos BRICS

publicado 07/12/2021 10h09, última modificação 09/12/2021 10h04
Evento será realizado de 10 a 12 de dezembro; inscrições prorrogadas até esta quinta-feira (9)
Quando
10/12/2021 15h00 até 12/12/2021 20h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Observatório dos BRICS e das Relações Sul-Sul, grupo de pesquisa vinculado ao Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração (NEEGI), da UNILA, convida para o 2º Festival de Cinema dos BRICS, que será realizado de 10 a 12 de outubro, em formato virtual. Durante o evento, diversos especialistas convidados debaterão a realidade nacional e internacional do Brasil, da Rússia, Índia, China e África do Sul, a partir de uma obra audiovisual selecionada. As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de dezembro, por meio de formulário eletrônico, e haverá certificação de 20 horas. As atividades serão transmitidas via plataforma Zoom, e os links serão disponibilizados aos inscritos antes de cada sessão.

A única obra que será exibida durante a sessão será o curta-metragem “Cor de Pele”, produzido por estudantes da UNILA. Assim, recomenda-se que os participantes assistam às demais obras previamente, para que possam participar das rodadas de perguntas após a fala dos debatedores. As demais obras escolhidas para o debate estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix, e o filme-documentário “Dostoiévski Intercontinental” está disponível gratuitamente no site da TV BRICS.

Para mais informações, acompanhe a página do Observatório no Instagram ou entre em contato pelo e-mail observatoriodosbricsunila@gmail.com.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

10 de dezembro

15h às 17h: Cerimônia de Abertura

- “A importância geopolítica dos BRICS em um mundo em transformação”, com o professor Fábio Borges (UNILA).
- Participação da professora Elena Vassina (USP), com o tema "Dostoiévski Intercontinental e a TV BRICS"; e da vice-gerente geral para cooperação internacional da TV BRICS, Janna Tolstikova, falando sobre o papel da TV BRICS e sobre a produção do filme-documentário "Dostoiévski Intercontinental". A fala de Janna será realizada em inglês.

18h às 20h: Sessão Brasil

Exibição e debate do curta-metragem “Cor de Pele”, produzido por estudantes da UNILA. O filme ganhou os prêmios de Melhor Curta-Metragem Universitário do 49º Festival de Cinema de Gramado; de Melhor Roteiro Experimental do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual da UFSM; e de Melhor Filme pelo júri popular e de Melhor Primeiro Filme de Diretor no Festival 3 Margens.

11 de dezembro

15h às 17h: Sessão Rússia

Debate sobre o filme “Major Grom contra Dr. Peste” (2021 - disponível na Netflix).
Debatedores:
- Alessandra Scangarelli Brites: jornalista, escritora, tradutora e pesquisadora; especialista em Política Internacional pela PUC-RS e mestra em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS; editora-chefe e articulista da Revista Intertelas.
- Guilherme Thudium: doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS; mestre em Ciência Política também pela UFRGS; presidente do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia; editor assistente da Austral - Brazilian Journal of Strategy & International Relations.

18h às 20h: Sessão Índia

Debate sobre o filme “Carta para o Primeiro Ministro” (2018 - disponível na Netflix)
Debatedoras:
- Mariana Faiad: antropóloga social pela Goldsmiths College, Universidade de Londres; mestra e doutora em Sociologia pela Unicamp. Foi pesquisadora visitante no Institute for Social and Economic Change, em Bangalore, Índia, e no Centre for Postcolonial Studies na Universidade de Londres. Sócia-fundadora e vice-presidente da BrIndARC (Brasil Índia Associação de Redes de Conhecimento).
- Juily Manghirmalani: mestra em Imagem e Som, bacharel em Audiovisual, com curso profissionalizante em Design Gráfico/UX. Trabalha nos ramos de produção de arte para televisão e cinema desde 2017 e faz parte da gestão da BrIndArc.

12 de dezembro

15h às 17h: Sessão China

Debate sobre o filme "Big Fish & Begonia" (2016 - disponível na Netflix)
Debatedores:
- Janaína Câmara da Silveira: jornalista e mestra em Economia (Unisinos). Viveu na China de 2007 a 2013, onde fundou o Radar China. Autora do guia "China – O Melhor de Pequim e Xangai" e co-organizadora do livro "A China por Sinólogos Brasileiros".
- Paulo Menechelli: doutorando e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Cofundador e diretor de programas da Observa China, uma rede independente para profissionais e estudantes interessados em entender e debater a China.

18h às 20h: Sessão África do Sul

Debate sobre o filme “O menino que lia cartas” (2019 - disponível na Netflix)
Debatedores:
- Rafael Bittencourt: professor no Departamento de Relações Internacionais da PUC-Minas. Doutor e mestre em Relações Internacionais pela PUC-Minas. Coordenador do Grupo de Estudos Pós-Coloniais da UFG e membro do Grupo Relações Internacionais do Atlântico Sul, do Núcleo de Estudos das Colonialidades e do Grupo de Pesquisa Política Global e Povos Indígenas da UFGD.
- Mamadou Alpha Diallo: professor adjunto da UNILA. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFRGS) e bacharel em Administração (PUC-RS). Atua nas áreas de Política Internacional, análise das Relações Internacionais Contemporâneas, análise dos conflitos, guerras e processos de Integração regionais na África e Oriente Médio e História da África Contemporânea.

- Encerramento