Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 10ª Semana da Consciência Negra

10ª Semana da Consciência Negra

publicado 17/11/2020 15h50, última modificação 17/11/2020 15h50
Atividades serão entre os dias 20 e 27 de novembro
20/11/2020 18h15 até 27/11/2020 18h15 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
iCal

A Pró-Reitoria de Extensão da UNILA convida toda a comunidade para participar das atividades que integram a 10ª Semana da Consciência Negra, que será realizada entre os dias 20 e 27 de novembro, totalmente on-line. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, e haverá emissão de certificado aos inscritos.

A Semana da Consciência Negra da UNILA é um espaço de debate das questões étnico-raciais que surgiu em 2011 e que vem atuando de forma continuada na Universidade, juntamente com demais grupos e organizações externas, principalmente do contexto educacional.

A proposta do evento é conferir visibilidade às lutas da população negra no município e na região, bem como estimular o debate étnico-racial de forma interdisciplinar, interinstitucional e na relação direta com a comunidade externa. Um dos objetivos é fortalecer os laços entre a Universidade e os movimentos sociais.

Este ano, as atividades serão realizadas em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Foz do Iguaçu e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPR-Foz do Iguaçu, como parte do curso de extensão da UNILA “Educação para as relações étnico-raciais: a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar da região”. A 10ª Semana da Consciência Negra também integra as atividades do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos (NEALA) da UNILA.

Confira a programação:

20 de novembro – 19h
Mesa: “10 anos de Semana da Consciência Negra: diálogo com o NEABI e o COMPIR”
Participantes: professora Angela Maria de Souza (NEALA – UNILA), professor Diego Santos (NEABI – IFPR/Foz do Iguaçu), Yalorixá Marina Tuniré (Afoxé Ogúm Fúnmilayó), professora Ilsieiry Galvão (Secretaria Municipal de Educação), representante do COMPIR/Foz do Iguaçu.
Mediação: professor Waldemir Rosa (UNILA)

23 de novembro – 17h
Mesa: “População Quilombola no Paraná: Paiol de Telha e Apepu”
Participantes: Djankaw Matheus Marques (bacharelanda em Serviço Social e iniciando o curso de Pedagogia do Campo – Unicentro) – Comunidade Quilombola Paiol de Telha; Ana Maria dos Santos Cruz (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ) – Comunidade Quilombola Paiol de Telha; Maria Serrate dos Santos (Horta da Dona Alaíde/Vila C) – Comunidade Apepu; Gislaine Aparecida Correia Rodrigues (técnica em Enfermagem da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu) – Comunidade de Apepu; Maira de Souza Moreira (assessora da Terra de Direitos e doutoranda em Teoria, Estado e Direito Constitucional – PUC/RJ).
Mediação: professor Waldemir Rosa (UNILA)

26 de novembro – 18h30
Mesa: “Diálogos afrodiaspóricos na América Latina”
Participantes: representantes da Associação de Investigadores Afro-Latino-Americanos e do Caribe (AINALC) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro (AINALC-UEMS), professor José Antonio Caicedo Ortiz (Universidad de Cauca), Elizabeth Lucía Castillo Rincón (PPGIELA-UNILA) e professor Waldemir Rosa (UNILA).
Mediação: professora Angela Maria de Souza (PPGIELA-UNILA)
Abertura: professora Diana Araújo Pereira (PPGIELA-UNILA)

27 de novembro – 15h
Sarau “Vozes Negras”
Mediação: Verônica Acuña

Para mais informações, acompanhe a página do evento no Facebook ou entre em contato pelo e-mail erer2020unila@gmail.com.