Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Setembro Verde

• Setembro Verde
  • 2024-09-27T00:00:00-03:00
  • 2024-09-30T23:59:59-03:00
  • Para encerrar a programação do Setembro Verde, a agenda contará com o I Encontro do Projeto Espaço iFozLibras, no dia 27, no Miniauditório do IFPR, e uma Mesa-redonda (online), no dia 30, com o tema: 'A experiência de profissionais com deficiência na educação e no mercado de trabalho'.
27/09/2024 até 30/09/2024 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
UNILA
iCal

A Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) da UNILA convida toda a comunidade unileira para participar das atividades relacionadas ao "Setembro Verde".

Confira a programação unificada pela SECAFE e organizada a partir de diferentes instâncias da universidade e de instituições parceiras.

A campanha do Setembro Verde surgiu para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em 2005, o dia 21 de setembro foi oficializado para marcar essa data, por meio da Lei nº 11.133/2005.

2 e 3 de setembro

Apresentação do Departamento de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAIPCD), que faz parte da Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE), para alunos dos cursos de Licenciatura da UNILA. A atividade faz parte da disciplina de Educação Inclusiva, ministrada pela docente Carola Gabriela Sepulveda Vasquez. A apresentação será feita por Patricia Queiroz (SECAFE) e Carola Gabriela Sepulveda Vasquez.
As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos ou na hora, mediante assinatura da lista de presença.

- Dia 2, 21h
Local: Campus Integração (sala 003)

- Dia 3, 19h
Local: Jd. Universitário (sala C108)

10 de setembro

18h: Ação de conscientização (panfletagem) para chamar a atenção ao tema da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior e na sociedade.
Local: Unioeste

11 de setembro

18h: Ação de conscientização (panfletagem)
Local: IFPR (Av. Araucária, 780 - Vila A)

16h: Exposição Sensorial "O fazedor" , organizada pela docente Paula Linhares, da área de Educação da UNILA. Composta por fotografias que foram tiradas por estudantes durante o semestre, a partir da discussão do conto "O Fazedor", de Jorge Luis Borges, a exposição possui acessibilidade para pessoas com deficiência visual. As inscrições podem ser feitas na hora. Serão realizadas sessões para até 10 participantes, de hora em hora. Local: UNILA - Jardim Universitário (sala C101). Exposição reagendada. Em breve, será informada uma nova data.

12 de setembro

18h: Ação de conscientização (panfletagem)
Local: UNILA - Campus Integração

16 e 17 de setembro

Oficina "Técnicas de organização de estudos para estudantes atendidos pelo DAIPCD/SECAFE, PEE/UNIOESTE e NAPNE/IFPR". No dia 16, a atividade será ministrada por Adriane Duarte. Já no dia 17, por Daiane Araujo Bulsing e Adriane Duarte, servidoras da Pró-Reitoria de Graduação da UNILA. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos ou na hora, em caso de vagas disponíveis.

- Dia 16, 14h
Local: Jd. Universitário (sala C312)

- Dia 17, 18h
Local: Google Meet (https://meet.google.com/ohj-ezmp-cwd)

18 de setembro

15h: Oficina "Método de organização Zettelkasten no Obsidian para estudantes acompanhados pelo DAIPCD/SECAFE", ministrada por Bruno Moritz. A oficina tem como objetivo apresentar um método de organização de notas voltado para o acúmulo de conhecimento. Embora o aplicativo gratuito Obsidian facilite a aplicação desse método, ele também pode ser adaptado para outras plataformas. O facilitador, Bruno Moritz, é estudante de Medicina na UNILA, já cursou Engenharia e foi diagnosticado tardiamente com autismo nível 1 de suporte.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos ou na hora, com os monitores da atividade.
Local: Jd. Universitário (sala C311)

24 de setembro

19h: Sessão do Cineclube Cinelatino - apresentação do filme Assexybilidade, que conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, é dirigido por Daniel Gonçalves (pessoa com deficiência física).
Local: Cinecataratas (Av. Costa e Silva, 185 - Loja 326)

27 de setembro

19h: I Encontro do Projeto Espaço iFozLibras – 2024, com a palestra: “Comunidade linguística, reencontros e (re)construções interculturais”. As inscrições podem ser feitas até às 13h do dia do evento, pelo formulário.

Local: Miniauditório do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, às 19h.

30 de setembro

19h: Mesa-redonda "A experiência de profissionais com deficiência na educação e no mercado de trabalho", com a participação de Luzia Alves da Silva (pessoa com deficiência visual), Vanessa Yara Gonçalves (pessoa com deficiência física) e Wesley Renzi (pessoa com TEA - Transtorno do Espectro Autista). As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo SIGEventos.

Local: evento online, com transmissão pelo canal da Rede de diálogo: a educação em debate, no YouTube.

Organização:
Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE/UNILA)
Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAIPCD/UNILA)

Apoio:
Associação Solidária às Pessoas Autistas (ASPAS)
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Área de Educação, Biblioteca Latino-Americana (BIUNILA), Cineclube Cinelatino, Feira Agroecológica, Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Secretaria de Comunicação (SECOM).