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Estrutura Funcional

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 11/09/2019 13h58

A estrutura funcional da CTIC é composta pelas unidades: Divisão de Infraestrutura, Redes e Telefonia, Divisão de Serviços Corporativos e Segurança, Divisão de Sistemas, Divisão de Suporte Técnico. Seção de Administração do Parque de TI e Seção de Governança de TI.

Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTIC
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) é órgão administrativo, diretamente vinculado à Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI) e criada pela Resolução n° 009/2013/CONSELHO SUPERIOR DELIBERATIVO PRO TEMPORE.

Atribuições

  • Coordenar as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), visando atender os objetivos estratégicos da Universidade;
  • Prover e gerir a infraestrutura de tecnologia da informação, telefonia e comunicação de dados da Universidade;
  • Prover e gerir os recursos de hardware e software da Universidade, exceto quando se tratarem de hardwares e softwares de Pesquisa Acadêmica, cujas características extrapolarem a competência técnica da TI;
  • Manter o parque de TIC da Universidade, estabelecendo padrões e garantindo a compatibilidade e integração entre os diversos recursos computacionais;
  • Dotar a universidade de sistemas informatizados de apoio à atividade administrativa e acadêmica;
  • Estabelecer normas e políticas de utilização dos recursos de TIC da Universidade;
  • Prestar suporte e orientação técnica à comunidade universitária.
Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia - DIRT
A Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia (DIRT) é a divisão da CTIC responsável por manter, gerir e atualizar a infraestrutura de comunicação de dados e telefonia em toda a Universidade, bem como a conexão da rede da UNILA com a rede mundial de computadores (Internet) e outras redes de instituições parceiras.
Atribuições
  • Planejar e coordenar a instalação, manutenção e expansão da rede física de dados e voz, incluindo redes sem fio;
  • Corrigir defeitos de ordem lógica ou física nas redes de voz e dados;
  • Gerenciar a rede lógica e os serviços de rede, incluindo a configuração e a administração de switches, roteadores, access points e outros elementos ativos ou passivos;
  • Prover e administrar serviços de videoconferência;
  • Prospectar tecnologias, produtos e topologias de rede com vistas à atualização tecnológica permanente das redes de voz e dados;
  • Elaborar especificação técnica de produtos de hardware e software aplicados à área, com vistas à aquisição;
  • Aplicar personalizações possíveis aos aplicativos empregados na área, desenvolvendo novas funções ou modificando suas partes;
  • Monitorar o estado e o desempenho dos links de Internet;
  • Fazer interface com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e outros provedores de serviços de comunicação de dados e voz;
  • Manter documentação da topologia da rede e da distribuição dos pontos de acesso;
  • Realizar estudos de desempenho, confiabilidade e disponibilidade geral da rede de dados a fim e orientar ações de planejamento da área;
  • Prover acesso à rede corporativa para servidores e docentes;
  • Prover acesso à Internet, nas dependências da UNILA, para a comunidade universitária.
Divisão de Serviços Corporativos e Segurança - DISEG
A Divisão de Serviços Corporativos e Segurança (DISEG) é a divisão da CTIC responsável pela implantação, manutenção e operação dos equipamentos e sistemas centrais que dão suporte aos diversos serviços de rede prestados pela CTIC à comunidade universitária, bem como por zelar pela segurança dos dados e das informações institucionais.
Atribuições
  • Planejar e coordenar a instalação, manutenção e atualização de servidores corporativos e de seus respectivos serviços (sistemas operacionais, armazenamento, processamento, web e e-mail);
  • Monitorar o estado e o desempenho dos servidores corporativos, adotando estratégias de virtualização, clusterização e redundância para manter os serviços com alta disponibilidade, confiabilidade e escalabilidade;
  • Prospectar tecnologias, produtos e sistemas, tendo em vista a atualização tecnológica permanente dos servidores corporativos e de seus respectivos serviços;
  • Corrigir problemas que possam ocorrer quanto à disponibilidade de acesso a dados nos servidores de armazenamento, de aplicações corporativas e web;
  • Definir tecnologias e padrões de acesso a dados e serviços;
  • Administrar o acesso a dados e serviços corporativos de TIC, garantindo sua segurança e integridade;
  • Realizar estudos de desempenho, confiabilidade e disponibilidade geral dos servidores corporativos e seus serviços;
  • Identificar a necessidade de adequação de equipamentos e da configuração dos mesmos para a interligação interna das estações de trabalho e para a interligação da UNILA com redes científicas externas;
  • Especificar a infraestrutura física para acondicionamento ideal de servidores corporativos, garantindo, entre outras coisas, a segurança física para os equipamentos;
  • Identificar problemas em processos e equipamentos e encaminhá-los para suporte adequado, quando necessário;
  • Manter documentação da organização dos servidores corporativos e de seus respectivos serviços;
  • Elaborar especificação técnica especializada para a aquisição de novos servidores corporativos e equipamentos de processamento para suprir as demandas de serviços atuais e futuras;
  • Elaborar material de cunho instrutivo para a utilização dos serviços pelos usuários (docentes, discentes e demais servidores da UNILA);
  • Administrar cópias de segurança (backups) dos dados institucionais que estejam disponíveis nos servidores corporativos;
  • Administrar o firewall corporativo e outros dispositivos de segurança;
  • Elaborar e manter atualizada a Política de Segurança da Informação, fomentando a cultura de segurança na universidade e garantindo a segurança de dados na rede interna da UNILA;
  • Garantir acesso dos docentes, discentes e servidores administrativos aos sistemas e serviços de TIC a eles disponibilizados com garantia de autenticidade, integridade e privacidade do acesso.
Divisão de Sistemas - DISIS
A Divisão de Sistemas (DISIS) é a divisão da CTIC responsável por prover soluções de software (sistemas de informação, ferramentas de produtividade e aplicativos diversos) que apoiam a atividade administrativa e acadêmica.
Atribuições
  • Implantar, manter e evoluir o sistema integrado de gestão utilizado pela UNILA;
  • Prover soluções de software identificando processos administrativos, acadêmicos e demais atividades cuja informatização pode trazer resultados positivos;
  • Atuar no desenvolvimento e implantação do site institucional, exceto no que se refere a gestão de conteúdo e definição de requisitos com as unidades demandantes;
  • Desenvolver novos sistemas e aplicativos, preferencialmente orbitais ao Sistema Integrado de Gestão, de forma a alavancar a transformação digital da universidade;
  • Elaborar e manter a documentação de sistemas sob sua responsabilidade;
  • Analisar e dar parecer sobre as propostas de mudança nos sistemas mantidos pela DISIS com fins de preservar a integridade, compatibilidade, escalabilidade, segurança e desempenho dos sistemas;
  • Pesquisar padrões, metodologias e abordagens de arquitetura na área de desenvolvimento de sistemas;
  • Manter uma arquitetura padrão para o desenvolvimento de sistemas na UNILA, visando o trabalho unificado e a padronização das tecnologias utilizadas. Agir igualmente no que diz respeito a arquiteturas e padrões de desenvolvimento com sistemas terceirizados ou desenvolvidos de forma colaborativa;
  • Elaborar e manter o processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas, definindo o conjunto de artefatos, papéis e responsabilidades;
  • Realizar o controle de versão do código-fonte dos sistemas da UNILA, observando a correção de bugs (falhas), testes e atualizações. Planejar a execução dessas atividades e implantação dessas atualizações;
  • Mensurar tempo, custo e esforço no desenvolvimento/aquisição, implantação e manutenção de soluções de software;
  • Manter relação com instituições parceiras e terceiros que estejam envolvidos com o desenvolvimento ou manutenção de sistemas de informação utilizados na UNILA;
  • Manter relação com usuários no que diz respeito à utilização dos sistemas, englobando treinamento, documentação, dúvidas e sugestões;
  • Prover soluções de apoio à decisão, através de ferramentas de business intelligence;
  • Atuar na transparência ativa da Universidade buscando integrar bases de dados sob sua administração ao Portal de Dados Abertos da Unila;
  • Buscar a evolução e a melhoria contínua dos sistemas sob sua gestão e suas tecnologias.
Divisão de Suporte Técnico - DISUT
A Divisão de Suporte Técnico (DISUT) é a divisão de relacionamento da CTIC pois mantém contato mais direto com os usuários dos serviços de TIC, provendo equipamentos de uso individual e coletivo às diversas áreas da Universidade, e prestando orientação e suporte aos usuários finais.
Atribuições
  • Instalar e configurar software e hardware de acordo com as necessidades e dentro dos padrões estabelecidos pela UNILA;
  • Manter o parque de computadores administrativos e acadêmicos da universidade prezando pelo bom funcionamento e padronização do ambiente;
  • Prestar atendimento de primeiro nível, orientar os usuários quanto às funcionalidades, operacionalização e utilização de softwares e serviços de TI de uso comum;
  • Atuar nas questões de desempenho, dimensionamento de capacidade e orientação técnica acerca de configurações de uso e ajustes especiais dos softwares e sistemas, em conformidade com necessidades de integração e operacionalização no ambiente computacional da UNILA;
  • Participar de projetos de arquitetura de software e de desenvolvimento de aplicações e artefatos, orientando a definição das melhores práticas e técnicas de utilização dos produtos desde o ponto de vista do usuário;
  • Analisar e dimensionar o impacto das mudanças e atualizações nos ambientes computacionais de usuários da UNILA (produção, teste, homologação, desenvolvimento);
  • Realizar planejamento e execução de atualizações, migrações e substituições de versões de software nos ambientes computacionais de usuários da UNILA (produção, homologação, teste, desenvolvimento);
  • Dar parecer quanto à compatibilidade de recursos de hardware e software de uso comum quando da aquisição/incorporação desses bens;
  • Atuar nas questões de aquisição e suporte técnico de hardware e software de uso comum.
Seção de Administração do Parque de Tecnologia da Informação - SEATI
SEATI - A Seção de Administração do Parque de Tecnologia da Informação (SEATI) é a seção da CTIC responsável pela gestão administrativa do parque de TIC.
Atribuições
  • Realizar a instrução de processos de aquisição e contratação de TIC de acordo com legislação específica;
  • Prestar apoio à fiscalização dos contratos de TIC;
  • Controlar e encaminhar faturas dos contratos de serviços de TIC;
  • Manter e informar o Plano Anual de Contratações de soluções de TIC;
  • Coordenar e controlar a requisição e movimentação de bens patrimoniais de TIC;
  • Promover o cumprimento de disposições regulamentares, decisões e instruções superiores relacionadas às aquisições de TIC;
  • Coordenar e auxiliar nas atividades de tramitação de protocolo e arquivamento de documentos das unidades vinculadas à CTIC.
Seção de Governança de Tecnologia da Informação - SGTI
A Seção de Governança de Tecnologia da Informação (SGTI) é a seção da CTIC responsável pela orientação metodológica e normatização dos processos internos à TIC e dos canais de solicitação de serviços de TIC prestados à comunidade universitária.
Atribuições
  • Atuar como suporte da Coordenadoria de TIC e suas subdivisões na elaboração de políticas e processos internos;
  • Planejar, monitorar e dar suporte à implantação de processos e melhores práticas de governança de TIC, incluindo gerenciamento de serviços e projetos;
  • Prestar apoio à CTIC visando o alinhamento de suas ações ao planejamento estratégico da instituição;
  • Capacitar a equipe interna quanto aos processos de governança de TIC da Universidade;
  • Prover a coordenadoria de TIC de indicadores que possibilitem a mensuração dos serviços prestados, buscando a melhoria contínua e a gestão da qualidade.