Contexto de TIC
A operação de TIC é deveras complexa. A medida que novos serviços são entregues maior é a dependência do negócio em relação a disponibilidade de informação e como consequência, maior a responsabilidade do setor de TI em prover confiabilidade e disponibilidade aos serviços de modo que a instituição tenha suas necessidades de informação atendidas.
Na imagem abaixo é demonstrado os principais relacionamentos entre as necessidades de informação das diversas áreas da instituição e os processos de gerenciamento de serviço que precisam ser iniciados pela TI, como um conjunto de boas práticas a ser adotado de forma a garantir a confiabilidade e disponibilidade do serviço.
No gráfico acima, é demonstrada a importante relação entre a manutenção e entrega de novos serviços com decisões sobre investimentos em TI, e este último com a estrutura decisória de TIC de modo a ter os investimentos direcionados para ações alinhadas com a estratégia da instituição.
Necessidades de informação e conformidade demandam por alta disponibilidade da infraestrutura, preservação de dados a longo prazo (a exemplo do processo eletrônico) e novos serviços de TIC.
Esse conjunto de necessidades, demandam por investimentos em TIC, que precisam constar no planejamento do setor de tecnologia e ser apoiado por uma estrutura decisória, no caso o CGTIC.
O gerenciamento de serviços, por sua vez, demandam a execução de diversos processos e boas práticas, como Gestão da Demanda, Gestão de Incidentes e Problemas, Acordos de Níveis de Serviço, Gestão do Catálogo de Serviços, Gestão da Mudança, Gestão da Continuidade do Negócio, Gestão da Capacidade e Gestão de Segurança da Informação.
Tudo isso relacionado, eleva os índices de governança de TI, primordial para que a operação e gestão de TIC se mantenham entregando valor para o negócio.