conteúdo

Transformação Digital

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 07/08/2019 17h05

A demanda crescente por soluções de TI tem chamado a atenção para o termo Transformação Digital. Em geral, Transformação Digital é a aplicação da tecnologia da informação nas diversas áreas de negócio resultando em mudanças fundamentais de como a instituição trabalha e como ela entrega valor para a sociedade.

Segundo Governo Digital, a Transformação Digital também propicia uma enorme redução de custos. Um serviço público prestado em meio digital custa para o governo, em média, apenas 3% do valor necessário para a prestação do mesmo serviço de forma presencial. Além disso, a otimização do trabalho permite liberar tempo do servidor para atividades mais relevantes e estratégicas. Além do mais, é um dos objetivos da Estratégia de Governança Digital do Governo Federal (2016-2019), e visa ampliar a oferta e aprimorar os serviços públicos por meio da transformação digital.

São exemplos da transformação digital na Unila: o Processo Eletrônico (com a eliminação da impressão, tramitação física, coleta de assinaturas de documentos); Registros Acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação; Gestão de ações de Pesquisa, Monitoria e Extensão;  Gestão de Atividades Complementares (o fluxo de informação aluno -> pró-reitoria -> coordenador acontece pelo sistema, sem a necessidade de movimentação de numerosos volumes de documentos físicos); Seleção Internacional; Gestão de Convocação para Matrícula; Movimentação de Patrimônio e Almoxarifado; Gestão de Eventos; Assinatura de Termos de Compromisso para Bolsistas (sem necessidade de o aluno e o coordenador se deslocar fisicamente para a Pró-reitoria para assinar fisicamente o documento. As Pró-reitorias por sua vez não tem mais a necessidade de armazenar fisicamente esses documentos, tudo é feito pelo sistema); Gestão do Acervo da Biblioteca; entre outros. Além desses, diversos procedimentos, em razão da sua característica e volume de informação somente poderiam ser executados com o uso da tecnologia, um exemplo é o ponto eletrônico. 

transformação digital na unila

Para fins de análise do impacto causado pela aplicação da tecnologia na Unila, uma análise sobre a automação dos processos eleitorais mostrou, ao longo de 4 anos, uma economia de mais de 10 mil horas de trabalho considerando o uso do sistema em mais de 250 eleições.