conteúdo

Parque de TIC

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 11/09/2019 13h50

O parque de TIC na  Unila é diverso, composto por computadores pessoais, equipamentos de telecom e data center. Cerca de 95% do parque de TI opera em software livre gerando além de economia, a padronização do ambiente de TIC. O serviço de telefonia interna é totalmente voip, eliminando os custos nas ligações telefônicas entre as unidades da Unila, além de prover maior segurança e possibilidade de configuração do serviço, como o uso de PIN  (Personal Identification Number) para liberação de chamadas. 

A Unila é signatária da rede eduroam (que permite a autenticação dos usuários com login @unila.edu.br em qualquer rede eduroam de qualquer instituição, nacional ou internacional,  signatária da rede) e do serviço fone@RNP, serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa que permite que ligações interurbanas sejam tarifadas como ligações locais quando conectadas pela infraestrutura de rede e telefonia de dois pontos de acesso aderentes ao serviço. 

Mantém em funcionamento oito laboratórios de informática com cerca de 260 computadores, disponíveis para as atividades acadêmicas da universidade com recursos de hardware e softwares compatíveis com as necessidades da instituição.

Atende ao serviço de impressão corporativa com cerca de 80 equipamentos com liberação de impressão por meio de PIN (Personal Identification Number) que além de dar segurança para o usuário permite a contabilização individual das impressões e racionaliza o uso da impressora uma vez que a impressão é liberada apenas localmente no dispositivo.

Software Livre

O uso intensivo de software livre na Unila iniciou desde sua fundação, com 95% do parque de computadores utilizando Linux Ubuntu, sistemas de virtualização, correio eletrônico (Zimbra), banco de dados (Postgres e MySql), servidores de aplicação, entre tantos outros. A expertise da equipe permite a manutenção de um parque padronizado, além de redução de custos com licenças de software.