conteúdo

Datacenter

publicado 07/11/2019 15h47, última modificação 25/09/2020 14h36

A infraestrutura dos Centros de Dados da UNILA, descentralizados e interligados por rede de alta velocidade, oferece um conjunto de serviços que visa atender às expectativas e necessidades da comunidade acadêmica, com altos níveis de qualidade e valor agregado, disponíveis durante vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

A constante busca de inovação em nossos Centros de Dados visam adequá-los aos modelos e tendências de mercado, além de criar uma infraestrutura apropriada ao processo corporativo de integração de soluções, com altos níveis de segurança, disponibilidade e desempenho. Os ambientes operacionais dos Centros de Dados são compostos por uma variedade de recursos de hardware e software voltados ao atendimento de demandas de serviços da universidade. A UNILA possui dois Centros de Dados, um localizado na Reitoria (unidade administrativa no bairro Itaipu A) e outro no Parque Tecnológico de Itaipu, contando ainda com unidades menores de processamento distribuídas entre as demais localidades.

A capacidade total de processamento dos principais Centros de Dados pode ser sintetizada em:

  • cluster de computação de alto desempenho, com capacidade nominal de 12.16 Teraflops, baseado em uma arquitetura híbrida composta por 29 nós interligados por uma rede de alta velocidade e baixa latência, totalizando 404 núcleos de processamento convencional, 7.040 núcleos CUDA (Graphics Processing Unit) e 1.8 Terabytes de memória global.

  • dois clusters de virtualização distribuída com a solução open-source oVirt e hypervisors KVM nas unidades menores, utilizando servidores em racks e padronizados por fabricante, com mais de 2 Terabytes de memória instalada.

  • armazenamento atendido por subsistemas de discos high-end de alta performance e mid-range de alta capacidade, com tecnologias de deduplicação, compactação e espelhamento nativas, com mais de 160 Terabytes de espaço de armazenamento.

Com foco em oferecer serviços altamente disponíveis, são utilizadas tecnologias de hardware e software, como balanceamento de carga entre servidores e aplicações, redundância de equipamentos críticos como firewalls, espelhamento de dados em outros locais,  além de automação de processos de entrega de serviços, de modo que seja entregue ao cliente a melhor experiência no uso dos recursos computacionais disponíveis na UNILA.

Sub-categorias

computacao-alto-desempenho.png


Computação de alto desempenho (HPC-Lattes)

Serviço responsável por apoiar a pesquisa mediante a aplicação de recursos de alta performance computacional da UNILA.

 

 

servidor-virtual-pesquisa.png

 

Provisionamento de Servidor Virtual para Projeto de Pesquisa

Provisionamento de servidor virtual para projetos de pesquisas de docentes da UNILA.