Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Ricardo Gasparotto é campeão paranaense de corrida de orientação
conteúdo

Identidade UNILA

Ricardo Gasparotto é campeão paranaense de corrida de orientação

Notícias da Gente

Administrador da UNILA foi o primeiro colocado no Circuito Paranaense de Orientação, na categoria B (intermediário)
publicado: 20/12/2018 16h00, última modificação: 22/08/2019 16h35

O administrador lotado na SECOM, Ricardo Gasparotto, foi o primeiro colocado no Circuito Paranaense de Orientação, na categoria B (intermediário). A premiação aconteceu na sétima e última etapa do Circuito, que foi realizado na cidade de Porto Amazonas, no final de novembro, mas o atleta já tinha conquistado o campeonato na quinta corrida, realizada em setembro. Esta é a segunda conquista do servidor em 2018. Ele também ficou em segundo lugar na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, realizado na cidade de Santa Maria (RS).

Ricardo começou a praticar a corrida de orientação em 2015, com a esposa Francielli Brandt, servidora da Corregedoria da UNILA. Francielli continua praticando, embora não participe das competições oficiais. Considerado um esporte novo, Ricardo diz que a corrida de orientação conquista cada vez mais adeptos que buscam contato com a natureza e um pouco de aventura. “É uma corrida realizada ao ar livre, na qual o praticante precisa fazer um percurso em um terreno desconhecido, guiado por um mapa e uma bússola. Além da condição física, o esporte exige a tomada de decisão rápida e conhecimentos sobre curvas de nível, permeabilidade e formas de traçar trajetos”, explicou. Na largada, os participantes recebem o mapa de orientação, com os pontos de controle que devem ser percorridos, e detalhes da vegetação, topografia e construções do local da prova. O vencedor da prova é quem conseguir completar o percurso no menor tempo possível.

Para 2019, Ricardo pretende competir na categoria A (avançados) na Copa Sul e no Campeonato Brasileiro. Mas a maior expectativa é com relação ao Campeonato Sul-Americano de Orientação, que será realizado na Tríplice Fronteira, no mês de julho. Organizado pelo Clube de Orientação Cataratas do Iguaçu, do qual Ricardo faz parte, o campeonato terá provas em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. “Vai ser uma oportunidade para competir com atletas de orientação de alto nível, de todo o continente”, salienta o servidor.

registrado em: