Você está aqui: Página Inicial > Informes > Você sabe o que é a CPA?

Você sabe o que é a CPA?

Provavelmente, você já ouviu falar dessa sigla. Mas você sabe o que a Comissão Própria de Avaliação faz? Acompanhe, a partir de hoje, esta série de conteúdos que irá tratar de avaliação institucional e a importância dessas ferramentas.
publicado: 04/10/2022 17h10, última modificação: 04/10/2022 17h15

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem caráter permanente e é constituída em todas as instituições de ensino superior (IES), em cumprimento à Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na UNILA, a CPA existe desde 2013 e atua de forma autônoma aos demais conselhos e órgãos colegiados.

Mas o que faz a CPA?

Em linhas gerais, a Comissão coordena os processos de autoavaliação da Universidade, por meio da aplicação de questionários voltados à comunidade acadêmica. O objetivo é conhecer a opinião de estudantes, técnico-administrativos e professores, e entender as suas demandas. A partir disso, é possível traçar um diagnóstico sobre os pontos fortes e também as fragilidades da instituição. Tudo isso pensando em melhorar o mérito e o valor da Universidade.

E quem faz parte da Comissão?

A CPA é formada por professores, estudantes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civil organizada, que atuam para coordenar os processos de avaliação internos e sistematizar os dados solicitados pelo Inep.

Acompanhe o La Semana Unilera para não perder as próximas publicações!

registrado em: , ,