Ensino
Trabalho de campo
De 15 a 17 de setembro, os discentes das disciplinas “Estrutura e Dinâmica do Sistema Terra” e "Teorias da Cidade e do Urbanismo", do curso de Geografia da UNILA, realizaram uma viagem de campo para as cidades de Posadas, San Ignácio e Colônia Wanda, na província de Misiones, Argentina. Financiada pelo Programa de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares (PVCC), a atividade teve a organização e orientação dos professores Diego Moraes Flores e Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira (ambos da UNILA) e do docente Felipe Sodré Mendes Barros, da Universidad Nacional de Misiones.
Os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre geologia, solos e seu uso, clima, evolução do espaço urbano e história da região. A viagem incluiu visitas a locais de significativa importância cultural e histórica, como o centro e o espaço costeiro de Posadas, conhecida por sua arquitetura e planejamento urbanístico, com o objetivo de observar e analisar o espaço urbano da cidade.
Além disso, os alunos puderam explorar, acompanhados de guias, o Museu Regional Aníbal Cambas, localizado também em Posadas. Trata-se de um tesouro de artefatos históricos e culturais da região. Na ocasião, o grupo foi recebido pela concejala (vereadora) da cidade Mariela Dachary, que apresentou aspectos técnicos da constituição de bairros da cidade, como o Itaembé Guazú – local visitado pelos estudantes e onde foi aplicado questionário de campo.
Na sequência da viagem, foram visitadas as Ruínas de San Ignácio Miní, que remontam aos tempos coloniais e oferecem uma perspectiva única sobre a história da América Latina. Além dessas experiências enriquecedoras, os discentes puderam explorar as minas de cristais de quartzo e de rocha basáltica da Colônia Wanda, conhecida por suas riquezas minerais e gemas. Essa visita proporcionou um entendimento mais amplo das atividades econômicas da região, relacionadas à exploração de minerais e à sua influência no desenvolvimento urbano e histórico.
Esse trabalho de campo não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também proporcionou uma experiência única de imersão na cultura e na história da região de Misiones, fortalecendo ainda mais o compromisso da UNILA em promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre os países latino-americanos.
A partir dessa atividade didática, novas parcerias em pesquisa, ensino e extensão foram criadas com professores da Universidad Nacional de Misiones e que serão, em breve, colocadas em prática pelos docentes envolvidos de ambas as instituições.