Você está aqui: Página Inicial > Informes > Redecomep
conteúdo

Institucional

Redecomep

Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) irá possibilitar conexão de alto desempenho entre as unidades da UNILA. Iniciativa pode viabilizar novas aplicações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e garantir serviços avançados de Tecnologia da Informação e Comunicação.
publicado: 01/12/2022 17h02, última modificação: 02/12/2022 07h59

A Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia (DIRT) informa que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) concluiu, recentemente, a implantação da primeira fase da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep), em Foz do Iguaçu. Esta é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, coordenada pela RNP, que tem como objetivo a implantação de redes de alta velocidade para conectar instituições de ensino e pesquisa em regiões metropolitanas e cidades do interior, com duas ou mais instituições federais de ensino e pesquisa. No Paraná, a Redecomep já está presente nas cidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. 

Em Foz do Iguaçu, a Redecomep vai interligar a UNILA, o IFPR, a Unioeste e o PTI, com uma infraestrutura que soma mais de 50 km de fibra óptica, a uma taxa de transmissão de dados de até 10Gbps. A título de exemplo, a rede atual que interliga as unidades da UNILA tem taxa de transmissão de 1Gbps, dez vezes menor. A contratação deste novo link de conexão de internet, por parte da RNP, está prevista para a próxima fase do projeto.

A principal vantagem da Redecomep é prover conexão de alto desempenho, que poderá viabilizar novas aplicações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de garantir o funcionamento de serviços avançados de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o chefe da DIRT, Eliézer de Siqueira, que atua como coordenador técnico da Redecomep de Foz do Iguaçu, a UNILA foi a primeira instituição da região a fazer a ativação do circuito e já vem utilizando a rede em ambiente de produção desde o mês de outubro. Segundo o servidor, por ser um circuito fechado, a topologia da nova rede fornece redundância na comunicação para a maioria das unidades conectadas. Em caso de falha de equipamentos ou rompimento em algum ponto da rede, ela tem condição de encontrar um caminho alternativo e manter a conexão e os serviços de TIC funcionando. 

Além das vantagens citadas, a Redecomep proporcionará uma economia de até 40 mil reais ao ano para a UNILA, que não precisará mais contratar serviço de fornecimento de link de conexão entre as seis unidades da instituição. 

Mais informações sobre a Redecomep podem ser encontradas na página da RNP.

registrado em: , ,