Você está aqui: Página Inicial > Informes > Solenidade de homenagem à Martina Piazza Conde Ángel de los Colores
conteúdo

Institucional

Solenidade de homenagem à Martina Piazza Conde Ángel de los Colores

Neste mês de março completa 10 anos do assassinato de Martina Piazza, estudante uruguaia da UNILA, brutalmente assassinada em Foz do Iguaçu, em 2014.
publicado: 20/03/2024 15h13, última modificação: 26/03/2024 08h51

Partindo deste marco de saudade e ao mesmo tempo de luta, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, realizará uma solenidade de homenagem a Martina. O evento acontecerá no dia 27/03, às 18h, no mínimo auditório C203, do Campus Jardim Universitário. Neste encontro estará presente Loreley Conde, mãe de Martina que virá do Uruguai para participar da solenidade. A organização do evento convida as integrantes das redes de atenção a mulheres vítimas de violência, dos movimentos feministas, culturais, acadêmicos e da sociedade civil de Foz e todos que conheceram a Martina e, ou de alguma forma tenham se sensibilizado com o caso. 

"Martina integrou a turma pioneira de jovens desbravadores que acreditaram e tornaram o sonho da UNILA algo real. Assim, esta homenagem procura invocar sua memória, sua alegria e nos convoca para a luta cotidiana contra o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher, pois como Marti acreditava: "mulher bonita é a que luta", comenta Danielle Michelle Moura de Araujo, professora do curso de Antropologia e Diversidade Cultural Latino-americana.

 

Relembre ou conheça um pouco da Martina assistindo ao curta-metragem “Angel de Los Colores" que contou com a sua participação performática. O vídeo é um plano sequência realizado para a disciplina direção de fotografia I, e foi gravado e dirigido pelo seu amigo, Atilon Lima, em 2013, estudante do curso de cinema da UNILA, na época. 

Saiba mais sobre o evento, clicando aqui.