Institucional
Socialização durante o trabalho remoto
SERVIDORES
Com o trabalho remoto, muitos servidores diminuíram naturalmente o convívio diário com outras pessoas, visto que passam a maior parte do tempo trabalhando em casa. Apesar de muitos terem se acostumado com essa situação devido à experiência vivida na pandemia, ainda assim é preciso atentar-se para a manutenção dos vínculos sociais, pois este é um fator de extrema importância para a saúde mental e, consequentemente, para a saúde como um todo. Se a cabeça não vai bem, podemos ter outras repercussões em nosso corpo, como, por exemplo, um maior nível de tensão muscular, que ocasiona dores e inflamações.
Nós, seres humanos, somos seres sociais por natureza e aprendemos a sobreviver em grupo. Construir vínculos sociais saudáveis e seguros interfere de maneira positiva até mesmo na nossa formação cognitiva e cerebral. Sendo assim, é preciso ficarmos atentos para a manutenção desses vínculos sociais, mesmo que, em parte, isso ocorra a distância – e mantendo contatos presenciais também, visando evitar o adoecimento mental.
Um nível maior de isolamento pode levar à solidão. E a solidão crônica pode afetar os níveis de hormônios associados ao estresse e aos laços sociais, o que possibilita maior propensão ao desenvolvimento da depressão. Já as interações sociais ajudam na liberação de hormônios relacionados à maior sensação de relaxamento e bem-estar. Quem mantém vínculos e interações saudáveis tende a aumentar o percentual de felicidade pessoal.
Por outro lado, entre as vantagens do trabalho remoto estão a possibilidade de maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o fortalecimento do convívio familiar e com amigos próximos, que também são fatores importantes para a saúde mental.
O ideal é pensar em estratégias para manter o contato com outras pessoas além desse convívio com pessoas mais próximas. Algumas dessas estratégias são:
- Utilizar a tecnologia como aliada para a realização de videochamadas, além de aplicativos de mensagens e mídias sociais para manter o convívio com os colegas de trabalho;
- Manter encontros presenciais periódicos como, por exemplo, realizar algumas reuniões em ambientes descontraídos ou mesmo happy hours fora do ambiente de trabalho;
- Perguntar, de vez em quando, como estão seus colegas, se está tudo bem com eles, prestar ajuda, desejar felicitações em datas comemorativas etc;
- Evitar, se possível, trabalhar somente em horários muito diferenciados que impossibilite o contato com outras pessoas, por estarem fora do horário de trabalho;
- Sair de casa para fazer o trabalho remoto em locais que permitam o contato com outras pessoas, sem perder a concentração nas atividades, como cafeterias, livrarias etc.
O importante é não se isolar demais e usar a criatividade para pensar em formas para manutenção do convívio social, mesmo no trabalho remoto, além de ficar sempre atento à saúde mental.
Texto: Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS)