Você está aqui: Página Inicial > Informes > Sistema de Custos da UNILA

Sistema de Custos da UNILA

Organizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o 1º Concurso Inovação em Custos no Setor Público teve a UNILA como uma das finalistas. Na oportunidade, foi apresentado o sistema de custos implementado pela PROPLAN.
publicado: 17/11/2022 17h20, última modificação: 17/11/2022 17h20

A UNILA foi finalista do 1º Concurso Inovação em Custos no Setor Público (CIC), promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Única representante entre as Instituições Federais de Ensino Superior, a Universidade apresentou no CIC o sistema de custos implementado pela PROPLAN, que visa, além de aprimorar a transparência, disponibilizar informações para subsidiar e fortalecer a gestão institucional.

A apuração e o direcionamento de custos foram realizados a partir das diretrizes e padrões estabelecidos pela Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TSP 34), que trata dos custos no setor público. A metodologia adotada pode ser consultada no Manual Orientativo de Custos.

O trabalho resultou na elaboração do Painel de Custos da UNILA, no qual as informações de custos são classificadas por ensino, pesquisa e extensão, e por macrounidades, podendo ser detalhadas por item e tipo de despesa. Estão disponíveis no painel informações dos exercícios de 2018 a 2021, que, de forma interativa, permitem que o usuário modele a apresentação, aplicando filtros para visualizar a informação desejada.

As informações de custos são úteis para subsidiar o planejamento, a tomada de decisão, os controles internos, entre outros aspectos da gestão. Para tanto, requer o engajamento por parte dos gestores na utilização e acompanhamento dessas informações.

“O Painel de Custos da UNILA, produzido pela equipe da PROPLAN, constitui uma ferramenta primordial para a gestão da instituição e vai além da transparência, da prestação de contas e do atendimento das normativas nacionais. É, de fato, um promotor de melhora na capacidade de resposta da gestão quando da necessidade de modular a aplicação orçamentária. E é ainda mais: trata-se de uma forma de oferecer transparência pública em uma plataforma acessível, intuitiva e interativa. Não apenas aos próprios gestores das demais áreas técnicas, mas, também, para a comunidade institucional e para a sociedade como um todo. Em síntese, tem sido uma ferramenta de uso recorrente que simplifica o acesso às informações, subsidia tomadas de decisões e favorece a execução e os ajustes do planejamento”, destaca o reitor Gleisson Brito.

Já o pró-reitor de Gestão e Pessoas, Fernando Nampo, ressalta a transparência promovida pelo Painel de Custos. “A transformação de dados em informação é fundamental para compreensão do cenário vigente e definição de prioridades. A iniciativa apresentada organizou a informação de um modo mais palatável para a comunidade em geral e permite a melhor compreensão das informações de custos da Universidade. É fácil, por exemplo, observar o peso do custo com aluguéis e, também, visualizar o custo total por unidades e até mesmo por cursos”.

A participação no 1º Concurso Inovação em Custos no Setor Público foi um importante momento para validar e aumentar a confiança no trabalho realizado na UNILA, bem como a oportunidade de observar os modelos de sistemas de custos adotados em outros órgãos e, assim, aprimorar ainda mais o sistema da Universidade.

Para outras informações, envie e-mail para ccf@unila.edu.br.