Você está aqui: Página Inicial > Informes > Setembro Amarelo
conteúdo

Institucional

Setembro Amarelo

A deficiência como determinante social em saúde mental
publicado: 22/09/2020 16h56, última modificação: 22/09/2020 16h57

A data de 21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência - é o momento de homenagear a todos aqueles que enfrentam essa luta diariamente. Além dos desafios enfrentados neste período de maior isolamento social e de vulnerabilidade a fatores que predispõem ao adoecimento mental, a pessoa com deficiência enfrenta desafios específicos e que ficaram ainda mais complexos neste contexto atual.

As máscaras - fundamentais para evitar a propagação do vírus - causam a falta de visualização da gesticulação labial, o que dificulta ainda mais a comunicação dos surdos. Além dessa dificuldade, muitas outras podem ser encontradas na vida da pessoa com deficiência. Por exemplo: os atendimentos fisioterápicos, psicológicos e pedagógicos e alguns aparelhos, que auxiliam a minimizar sua limitação, deixaram de funcionar ou ficaram restritos durante a pandemia. Em alguns casos, existem, ainda, fatores como a distância das famílias e os recursos financeiros escassos - o que gera ainda mais dificuldades à condição da deficiência.

Para as pessoas que não enfrentam tais dificuldades, fica a reflexão de como contribuir para a acessibilidade: a primeira forma de ajudar é buscar ter mais empatia. Não é necessário tratar a pessoa com deficiência como alguém diferente, afinal dificuldades e limitações todos têm, mesmo que em níveis diferentes. Buscar compreender os desafios diários dessas pessoas é um grande começo.

Na UNILA, a Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAAIPcD) atua para construir uma Universidade inclusiva, no contexto comunicacional, metodológico, instrumental, programático e atitudinal. A equipe coloca-se à disposição para compor a rede de apoio e dar voz aos estudantes, através do e-mail: núcleo.acessibilidade@unila.edu.br. Já professores e técnico-administrativos podem contar com o apoio do Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS), para adequações de funções e postos de trabalho às limitações do servidor ou, se necessário, apoio psicológico.

Texto: Coletivo de Saúde Mental, em parceria com o DAAIPcD