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Setembro Amarelo

No Brasil, a campanha foi criada pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria
publicado: 08/09/2020 17h11, última modificação: 08/09/2020 17h14

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a ação foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta desse coletivo foi associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). 

O suicídio é considerado, pelo Ministério da Saúde, um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentam se matar.  Assim, é preciso falar sobre saúde mental e estar sensível aos marcadores de classe social, raça/etnia e gênero, afetando de formas diferentes a cada pessoa, em especial em tempos de pandemia.

Trata-se de um problema que, na grande maioria das vezes, pode-se prevenir. E esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais de saúde, os jornalistas e os governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e que estão ao seu alcance nessa frente.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que queiram - e precisem - conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas, todos os dias. Para ser atendido ou conhecer mais sobre o Centro, acesse.

Texto: Coletivo de Saúde Mental