Você está aqui: Página Inicial > Informes > Seminário Interdisciplinar
conteúdo

Institucional

Seminário Interdisciplinar

Está programado para os dias 28 e 29 de novembro o 1º Seminário Interdisciplinar sobre Desigualdades, Violência e Políticas Públicas de Segurança na América Latina e no Caribe. Atividades acontecem no Campus Integração e terão transmissão online.
publicado: 16/11/2022 15h20, última modificação: 16/11/2022 16h40

O 1º Seminário Interdisciplinar sobre Desigualdades, Violência e Políticas Públicas de Segurança na América Latina e no Caribe será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Campus Integração. As inscrições para participação presencial ou online estão abertas por meio do site do evento, onde também está disponível a programação completa.

O objetivo principal do evento é fazer uma abordagem interdisciplinar de temas como violência, políticas públicas de segurança e aprisionamento nos países da América Latina, entre diferentes mas complementares áreas do conhecimento científico (Geografia, Sociologia, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciência Política, Filosofia, Literatura, entre outras) e, assim, promover uma atualização e troca de conhecimentos sobre o estado da arte nessas temáticas entre as diferentes áreas, a partir do intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisas radicados em diferentes universidades.

O evento visa, também, reunir pesquisadores experientes para realizar intercâmbios científicos que promovam atualização teórica do estágio das pesquisas em áreas distintas do conhecimento científico, discussão epistemológica e metodológica na abordagem de problemas complexos envolvendo a violência, segurança pública e aprisionamento. 

Histórico

Anteriormente a este Seminário, foram organizados outros eventos, como o que contou, em 2015, com a participação do professor Lucas de Melo Melgaço, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), abordando o tema “Vigilância, controle e monitoramento eletrônico”. Em 2017, foram realizados outros dois eventos: o Seminário "Teorias, metodologias, técnicas, práticas - O cotidiano das pesquisas sobre violência, resolução de conflitos e construção da paz na América Latina” e a Conferência “Colombia, entre la guerra y la paz”, com o professor Pablo Emilio Angarita Cañas, da Universidade de Antióquia (Colômbia), e pesquisador de temas como “Violência e Paz na Colômbia”.

Já em julho de 2018, prosseguindo com a colaboração com o professor Pablo Angarita, foi organizado um simpósio no Congresso dos Americanistas, que ocorreu em Salamanca (Espanha), com o título “Territórios, violência, prisões e inseguranças”, que resultou em um livro, de título homônimo, já publicado pela CLACSO. Houve ainda, no ano seguinte, o planejamento de um programa de extensão para "Monitoramento das causas, consequências e possíveis formas de solução da violência na Tríplice Fronteira Brasil - Argentina - Paraguai". A iniciativa terá algumas ações como um colóquio para debate da temática da violência entre operadores do sistema de justiça criminal e pesquisadores, e este seminário científico sobre violência e ausência da garantia de direitos na América Latina e no Caribe. Além disso, o evento está integrado ao projeto de pesquisa “Violências nos territórios da Tríplice Fronteira Brasil - Argentina - Paraguai”, iniciado em 2019.

Em abril de 2019, também foi realizada uma mesa-redonda na UNILA (Unidade PTI) com o título "Violência e Crime Organizado na América Latina", que teve a participação dos pesquisadores Steven Dudley (Estados Unidos), Mónica Betancurt (Colômbia) e Bruno Paes Manso (Brasil).

A organização desses eventos ficou sob a responsabilidade do grupo de pesquisas sobre as Desigualdades Socioespaciais na América Latina e no Caribe (UNILA/CNPq), que tem contribuído para a formação de novos pesquisadores e para a produção de conhecimento acadêmico e científico nas áreas temáticas a serem abordadas neste 1º Seminário Interdisciplinar sobre Desigualdades, Violência e Políticas Públicas de Segurança na América Latina e no Caribe.

registrado em: , ,