Institucional
Semana da Pessoa com Síndrome de Down
A Área da Educação do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) realiza, de 21 a 23 de março, no auditório da Unidade Jardim Universitário, a 6ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down. Com o tema “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio”, a iniciativa é organizada também pela Associação de Famílias Unidas pela Trissomia do 21 e conta com apoio da Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down, e da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down, além de setores da própria UNILA, como a SECAFE.
O evento vem se consolidando como espaço de debate sobre políticas públicas direcionadas para pessoas com Síndrome de Down na cidade e região. E nesta sexta edição ofertará um curso sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) direcionado a professores do ensino comum, de sala de recursos e acompanhantes do ensino comum, a pedagogos e a coordenadores pedagógicos. Ministrada pela doutoranda Ana Paula Santi, a atividade ocorre no dia 21 de março, com carga horária de 8 horas e vagas limitadas (60 no total). O objetivo é contribuir com a formação dos professores, em especial os que prestam atendimento aos estudantes com trissomia do 21 matriculados nas escolas do município.
Ainda no dia 21, o juiz de direito e doutor em direito internacional Luís Fernando Nigro Corrêa profere a palestra “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Direito à Educação Inclusiva”. Já no dia 22, haverá uma palestra online aberta a todos os interessados com a professora especialista Nathália Meneghine, sobre o tema do AEE. E no dia 23 está programada uma ação no Mercado Público Barrageiros, em que todos poderão acompanhar a autodefensora Fernanda Honorato, eleita primeira repórter com Síndrome de Down do Brasil, que irá falar sobre sua trajetória, incluindo sua passagem na infância e adolescência como moradora de Foz do Iguaçu.
A expectativa é permitir troca de experiências, formação baseada no modelo social da deficiência e numa perspectiva de direitos humanos, com foco na mudança de práticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com a trissomia do 21 e que respeitem direitos sociais básicos previstos desde a Constituição e Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e reafirmados na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
O evento é gratuito, aberto ao público e oferecerá certificação. O link para as inscrições e outras informações estão disponíveis no site da Semana.
Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
A data de 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down e a mensagem escolhida pela Down Syndrome International – uma organização internacional que defende os direitos das pessoas com síndrome de Down – para a campanha de 2025 é “Improve Our Support Systems” que na tradução literal do inglês para português seria algo como “Melhore nossos sistemas de apoio”.
Os autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down elegeram a tradução que melhor contempla a visão deles sobre a mensagem. Assim, no Brasil, a campanha para o Dia Internacional da Síndrome de Down de 2025 será “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio”.