Você está aqui: Página Inicial > Informes > Semana da Pessoa com Síndrome de Down
conteúdo

Institucional

Semana da Pessoa com Síndrome de Down

De 21 a 23 de março, o ILAACH promove a sexta edição da Semana da Pessoa com Síndrome de Down. Evento ocorre no Jardim Universitário e está com inscrições abertas.
publicado: 06/03/2025 16h31, última modificação: 06/03/2025 16h47

A Área da Educação do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) realiza, de 21 a 23 de março, no auditório da Unidade Jardim Universitário, a 6ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down. Com o tema “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio”, a iniciativa é organizada também pela Associação de Famílias Unidas pela Trissomia do 21 e conta com apoio da Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down, e da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down, além de setores da própria UNILA, como a SECAFE.

O evento vem se consolidando como espaço de debate sobre políticas públicas direcionadas para pessoas com Síndrome de Down na cidade e região. E nesta sexta edição ofertará um curso sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) direcionado a professores do ensino comum, de sala de recursos e acompanhantes do ensino comum, a pedagogos e a coordenadores pedagógicos. Ministrada pela doutoranda Ana Paula Santi, a atividade ocorre no dia 21 de março, com carga horária de 8 horas e vagas limitadas (60 no total). O objetivo é contribuir com a formação dos professores, em especial os que prestam atendimento aos estudantes com trissomia do 21 matriculados nas escolas do município.

Ainda no dia 21, o juiz de direito e doutor em direito internacional Luís Fernando Nigro Corrêa profere a palestra “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Direito à Educação Inclusiva”. Já no dia 22, haverá uma palestra online aberta a todos os interessados com a professora especialista Nathália Meneghine, sobre o tema do AEE. E no dia 23 está programada uma ação no Mercado Público Barrageiros, em que todos poderão acompanhar a autodefensora Fernanda Honorato, eleita primeira repórter com Síndrome de Down do Brasil, que irá falar sobre sua trajetória, incluindo sua passagem na infância e adolescência como moradora de Foz do Iguaçu.

A expectativa é permitir troca de experiências, formação baseada no modelo social da deficiência e numa perspectiva de direitos humanos, com foco na mudança de práticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com a trissomia do 21 e que respeitem direitos sociais básicos previstos desde a Constituição e Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e reafirmados na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O evento é gratuito, aberto ao público e oferecerá certificação. O link para as inscrições e outras informações estão disponíveis no site da Semana.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

A data de 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down e a mensagem escolhida pela Down Syndrome International – uma organização internacional que defende os direitos das pessoas com síndrome de Down – para a campanha de 2025 é “Improve Our Support Systems” que na tradução literal do inglês para português seria algo como “Melhore nossos sistemas de apoio”.​

Os autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down elegeram a tradução que melhor contempla a visão deles sobre a mensagem. Assim, no Brasil, a campanha para o Dia Internacional da Síndrome de Down de 2025 será “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio”.